Cerro Largo, 23 de outubro de 2026. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 23/10/2026 15:01:06 • Esportes

Atletas de Cerro Largo se destacam no cenário internacional

Município está bem representado nas pistas e gramados pelo mundo afora
Jean, Ricardo Júnior e Fernanda (Foto gerada por IA)

Por muito tempo, o município Cerro Largo foi divulgado - esportivamente falando - pelo futebol e futsal.

No futebol, com o extinto Aurora Futebol Clube, campeão estadual de amadores em 1982 e que revelou, entre outros, o ex-jogador Mariano Noé Schmitz, campeão da Copa Libertadores da América em 1976 pelo Cruzeiro, de Belo Horizonte (MG).

No futsal, a trajetória cerro-larguense em competições estaduais incluiu clubes como Café Campeiro, Aurora/Vermelhinho, Assermuclo, ACLE e o atual Cerro Largo Futsal, que conquistou a Taça Farroupilha/Noroeste em 2022 e 2024, foi campeão do Gauchão da Série B em 2023 e faturou o título do Estadual da Série Prata em 2025.

 

Corrida de Rua

Nos últimos anos, muitos atletas do município têm se destacado em corridas de rua, nas mais diversas distâncias, em provas não apenas no Rio Grande do Sul, mas em vários estados brasileiros.

A fundação da Associação Cerro-larguense de Corredores de Rua (Acelcor), impulsionou o crescimento da modalidade, em que um de seus expoentes é o decano Rodrigo Rambo Petri, tetracampeão do Circuito Regional de Corridas de Rua e detentor de vitórias e marcas importantes em provas de longa distância, como maratona e meia maratona.

 

Cenário Internacional

Recentemente, três atletas locais se destacaram em suas modalidades e conquistaram espaço no cenário esportivo internacional.

É o caso do paratleta Jean Oliveira da Silva, da corredora Fernanda Sandri Schneider e do jogador de futebol Ricardo de Freitas Júnior.

Jean Oliveira da Silva - O paratleta de 28 anos compete pela classe T13 (deficiência visual). Atual tetracampeão brasileiro (venceu as provas de 1.500m e 5.000m em 2023 e 2024), Jean conquistou a histórica medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico em Nova Déli, na Índia, em outubro de 2025.

Convocado pela Seleção Brasileira, participa entre os dias 2 e 4 de novembro, de um evento-teste em Tashkent, no Uzbequistão, cidade que receberá Mundial Paralímpico da modalidade em 2027. (Saiba mais AQUI)

Fernanda Sandri Schneider - Essa semana a corredora cerro-larguense assinou com a University of the Cumberlands e está de malas prontas para se transferir aos Estados Unidos da América, onde vai estudar e treinar a partir de 4 de janeiro de 2027.

Na Terra do Tio Sam, Fernanda terá a oportunidade de melhorar seu rendimento nas pistas, uma vez que está com apenas 18 anos e tem muito a crescer ainda. (Saiba mais AQUI)

Ricardo de Freitas Júnior - No fim de agosto, foi anunciada a conclusão da transferência do cerro-larguense, que vai disputar a temporada 26/27 da NCAA D2, além de estudar com bolsa de estudos integral na Barry University, em Miami (EUA). (Saiba mais AQUI)

Ricardo Jr., que completou 18 anos em junho, começou a atuar pela Escolinha Futsal La Salle. Depois jogou por muitos anos nas categorias de base do Internacional, onde fez a transição do futsal (onde atuava como ala), para o futebol de campo, onde firmou-se na posição de zagueiro. Na sequência atuou pelo Cuiabá EC (Cuiabá, MT), Chapecoense (Chapecó, SC) e mais recentemente pelo Luverdense (Lucas do Rio Verde, MT).

O Portal LH Franqui, que sempre que possível incentiva os esportistas de Cerro Largo e da região, deseja sucesso aos atletas e torce para que em breve tenhamos excelentes notícias para divulgar!

Fonte: Luis Henrique Franqui
Jean Oliveira da Silva
Fernanda Sandri Schneider
Fernanda Schneider
Ricardo de Freitas Júnior
Ricardo Jr.
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp