


Gabi Lodewijks, do projeto Vida Saudável, ensina receitas que vão ser a grande novidade gastronômica do seu Natal e que além de fáceis de fazer são bastante nutritivas e saborosas.
O Natal é, acima de tudo, confraternizar e poder estar à mesa com a família reunida. Mas, muitas vezes, isso significa se render a diversos exageros na comida e na bebida, que acarreta em ganho de peso e desconforto.
A nutricionista revela que não é preciso abrir mão de comer coisas saborosas no Natal apenas para manter a boa forma, mas que com substituições é possível ter uma ceia nutritiva e evitar problemas oriundos dos excessos típicos da data: "Celebrar o Natal precisa ser sinônimo de ficar com azia, estufados e desconfortáveis ou de ganhar alguns quilos em apenas dois dias. Com moderação e equilíbrio tudo é permitido nesta data especial", diz Lodewijks.
A especialista em nutrição preparou dois pratos especiais que prometem ser a atração gastronômica do seu natal. Confira as receitas para um Natal sem culpa, nutritivo e saboroso:
Champignons são ricos em proteína vegetal, antioxidante, baixo valor calórico e contém quantidade significativa de vitamina D.
Ingredientes do Recheio: (Quantidades à gosto)
Champignons;
Cebola;
Queijo de cabra (opcional).
Modo de preparo:
- Limpe-o por dentro tirando o pezinho do meio e raspando o interior.
- Misturar os ingredientes do recheio e rechear o champignon
- Se preferir pode refogar na frigideira, primeiro caso faça sem o queijo
- Leve ao forno pré aquecido a 170C e deixe assar por 12 minutos.
Lentilhas e ervilhas são ricas em proteína vegetal, carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Inclusive contém mais proteína que outras vegetais. O Milho também rico em proteína vegetal, fibra, vitamina E, B3, e minerais.
Ingredientes: (As quantidades variam à gosto)
Lentilha cozida;
Ervilha;
Milho;
Tomate;
Rabanete;
Folhas de hortelã;
Purê de batatas;
Couve.
Modo de preparo:
Purê de batatas com couve. Cozinhar as batatas com a couve e amassar junto. Junte à salada.