


Há 46 anos, no dia 3 de setembro de 1972, era fundado em Cerro Largo o Grupo Escoteiro Nenguiru, pelo então sacerdote jesuíta, padre Helmut Kaiser (in memoriam), que começou as atividades com um grupo de jovens adolescentes junto ao Convento Anunciação, e em seguida passaram a realizar as atividades junto ao campo do antigo Seminário São José, hoje campus da UFFS.
Várias foram as pessoas que fizeram parte do grupo, ao longo destes 46 anos, como lobinhos, escoteiros, seniors e chefia. O Grupo Escoteiro Nenguiru, segue o propósito do movimento, de acordo com o método escoteiros,criado pelo fundador mundial do escotismo, Baden Powell.
O grupo conta hoje com uma base de pais, diretoria e chefia que desempenham seus trabalhos voluntariamente, além de contar com mais de 50 integrantes distribuídos nos três ramos; lobinho, escoteiro e senior.
Os ensinamentos passados aos jovens, requer muito zelo em relação à natureza e a vida ao ar livre, o cuidado com o meio ambiente, a boa ação diária, a ajuda ao próximo o respeito a Deus e a Pátria, o aprender fazendo.
O nome Nenguiru deve-se à tribo, onde então viviam os índios, evangelizados pelos Jesuítas, onde o cacique foi batizado e recebeu o nome de Nicolau Nenguiru, e que lutou ao lado de Sepé Tiaraju pela defesa de suas terras. O grupo tem sua sede junto ao parque municipal de exposições, e funciona aos sábados à tarde, das 13h30min às 15h30min.