Cerro Largo, 08 de junho de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 18/11/2019 14:07:53 • Salvador das Missões

Salvador das Missões comemora 27 anos de emancipação

Município realizou a 10ª ExpoSalm e sediou assembleia geral da AMM
Prefeito Puranci Barcelos, prefeito Daniel Gorski e primeira-dama Leiva Gorski

Integrando a programação da 10ª ExpoSalm, organizada pelo Município de Salvador das Missões para comemorar seus 27 anos de emancipação político-administrativa, a assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM), realizada na quinta-feira (14), reuniu prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de Agricultura, assistentes sociais e gestores de projetos e contratos dos Municípios missioneiros, que tiveram a oportunidade de discutir demandas e pautar assuntos de interesse de toda região.

A abertura da reunião foi feita pelo prefeito Daniel Gorski, anfitrião do evento, que deu as boas-vindas a todos e destacou a força do cooperativismo em Salvador das Missões e o progresso deste Município que está em constante crescimento.

Seguindo seu pronunciamento foi apresentado aos presentes um vídeo institucional que demonstra as potencialidades de Salvador das Missões em todas as áreas da administração pública, com destaque para o grande número de cooperativas organizadas no município e que objetivou a publicação do decreto do slogan municipal "Salvador das Missões - Capital Missioneira do Cooperativismo". Ainda no momento de abertura da assembleia crianças que integram a invernada artística do CTG Querência das Missões, apresentaram poesias com lindos temas e emocionaram os presentes.

O presidente da AMM/FUNMISSÕES, prefeito de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos dos Santos, ressaltou em sua fala a importância dos eventos nos municípios missioneiros, que integram a comunidade regional e também aproveitou para parabenizar as primeiras-damas que na última semana realizaram o evento de culminância do projeto "Missões Pela Vida", que neste ano teve como tema a importância da tecnologia em nossas vidas.

Seguindo o protocolo, o secretário-executivo da AMM Norberto Schoffen apresentou as atas e balancetes da AMM e FUNMISSÕES referentes ao mês anterior, os quais foram apreciados e aprovados por unanimidade, também apresentou os termos da Lei Orçamentária prevista para 2020, que será analisada pelos Prefeitos.

Olir Vier, representante da EMATER, explanou aos presentes sobre a preocupação dos colaboradores da instituição com relação a mudanças que estão sendo apresentadas na personalidade jurídica que rege os serviços prestados pela EMATER no Rio Grande do Sul, mudanças essas que poderão dificultar a forma de conveniar com os Municípios, aumentando a burocracia. Vier ressaltou a importância do trabalho realizado pela EMATER em todos os Municípios missioneiros e pediu o apoio da AMM para que encaminhe uma moção de apoio a instituição e manutenção dos serviços como estão atualmente.

Seguindo os trabalhos da assembleia, houve manifestações dos prefeitos missioneiros. O prefeito Brasil Sartori, de Entre-Ijuís, falou sobre as questões previdenciárias relacionadas a filantropia, sobre os descontos por antecipação do ICMS e DPVAT e também dos salários dos médicos nos municípios. O prefeito de Bossoroca José Moacir Dutra reiterou seu apoio à EMATER, dada a importância dos serviços prestados por esta empresa pública em todos os Municípios, ainda demonstrou sua preocupação com relação aos serviços que o estado e federação estão deixando de prestar e que estão sobrando para que os gestores municipais também se preocupem com isso, fazendo com que os Prefeitos tenham que correr atrás muitas vezes de obras e valores que são obrigação do estado e destacou que o lugar do gestor é no seu Município. O prefeito Valter Spies de Cerro Largo, falou sobre o trabalho do DAER na região, obras paradas e sem prazo para reiniciar e finalizar. Já a prefeita de São Paulo das Missões Noeli Maria Ruwer, sugeriu que sejam marcadas reuniões com a direção da EMATER e do DAER para tratar dos pleitos da região.

Houve apresentações de sugestões de serviços aos Municípios. André Ruschel da empresa Microsoft falou sobre a transformação digital e André Azevedo da empresa Tributarie falou sobre as receitas municipais.

Finalizando o prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, diretor do Departamento de Turismo da FUNMISSÕES, explanou sobre os projetos em andamento na área do Turismo.

Fonte: Izabel Cristina Ribas
10ª exposalm
exposalm
assembleia amm
funmissões
salvador das missões
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp