


Por volta das 22h de quarta-feira (08/10), a Cermissões foi comunicada pela Brigada Militar de São Miguel das Missões, sobre uma ocorrência nas proximidades da Subestação São Miguel Arcanjo.
A guarnição foi acionada pelo Setor de Inteligência do CRPO Missões para realizar a abordagem de dois indivíduos que circulavam em uma motocicleta azul, nas imediações da subestação da cooperativa.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram a moto estacionada às margens da rodovia RS Cenair Maicá e localizaram os suspeitos em meio a uma lavoura de milho, aproximando-se da subestação. Com eles, foram apreendidos um alicate corta-vergalhão, luvas, uma lanterna, duas bolsas e uma camiseta preta, que estavam guardados em uma mochila.
Diante do material encontrado e da situação, levantou-se a suspeita de que os indivíduos pretendiam furtar cabos de cobre da subestação, uma vez que o local já havia sido alvo de furto semelhante em 8 de agosto deste ano.
Imediatamente, a Cermissões acionou os plantonistas do Posto de Atendimento de São Miguel das Missões, que se deslocaram até a unidade para verificar possíveis alterações na estrutura. Uma equipe técnica da matriz, em Caibaté, também foi enviada para acompanhar a ocorrência.
Durante os questionamentos realizados pelos soldados da Brigada Militar sobre o motivo de estarem naquele horário e local, os dois apresentaram versões diferentes, o que reforçou a suspeita de que se preparavam para cometer o furto.
Os detidos, oriundos dos municípios de Santo Ângelo e Vitória das Missões, foram conduzidos ao Hospital de São Miguel das Missões para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, foram presentados na Delegacia de Polícia de Santo Ângelo.
A Cermissões, em colaboração com a Brigada Militar, está disponibilizando as imagens das câmeras de segurança da subestação para comparar com as gravações do furto ocorrido no dia 8 de agosto, contribuindo com as investigações e reforçando seu compromisso com a segurança do patrimônio e a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos associados.
RELEMBRE FURTO OCORRIDO EM AGOSTO
No dia 8 de agosto de 2025, por volta das 23h40min, a Subestação São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, foi invadida e furtada. As câmeras de segurança registraram a ação de um indivíduo que permaneceu cerca de duas horas no local, cortando a concertina e a tela de proteção para acessar o pátio interno.
O criminoso levou aproximadamente 40 quilos de cabos de cobre, utilizados no aterramento dos equipamentos, causando prejuízo estimado em R$ 2.800,00. A forma de atuação indicou conhecimento técnico da estrutura e grande risco elétrico.
Esse foi o terceiro furto semelhante registrado na área, e há suspeita de ligação com crimes anteriores. A Cermissões reforça que a subestação é monitorada 24 horas por dia e que todas as imagens foram repassadas à Brigada Militar e à Polícia Civil, que seguem com as investigações.