Cerro Largo, 07 de maio de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 14/01/2024 11:33:25 • Cultura

10 filmes de faroeste para ver na Netflix

Produções indicadas são um prato cheio para os fãs do gênero
Silverado é um filme da década de 1980 (Foto: Divulgação)

O gênero "bangue-bangue" é marcado por caubóis e pistoleiros, rendendo até hoje obras aclamadas entre o público e crítica

Os filmes de faroeste disponíveis na Netflix são um prato cheio para quem curte o gênero. Também conhecido como "western", para os brasileiros, o gênero cinematográfico que costuma retratar o Velho Oeste norte-americano do século XIX e ficou mais popular entre as décadas de 1940 e 1960. Contudo, a temática ainda rende novas produções, ainda que de forma modernizada. Títulos como Violência e Castigo, O Matador e A Balada de Buster Scruggs são alguns exemplos lembrados pelos xerifes, cowboys, corridas de cavalo e brigas de bar, mas com enredos são mais diversificados e dramáticos.

Pensando nisso, fizemoa uma lista onde você confere as 10 principais obras de faroeste disponíveis na plataforma. Em cada tópico estão disponíveis informações sobre enredo, elenco e notas no IMDb e Rotten Tomatoes.

1. A Balada de Buster Scruggs (2018)
A antologia A Balada de Buster Scruggs é um a ótima pedida para quem quer ver mais de uma história de faroeste no mesmo longa. O projeto exclusivo da Netflix feito pelos irmãos Ethan e Joel Coel (Onde os Fracos Não Tem Vez) apresenta seis contos do velho oeste conduzidos por diferentes atores. Estão no elenco James Franco (franquia Homem-Aranha), David Krumholtz (Dez Coisas que Eu Odeio em Você), Tim Blake Nelson (George & Tamy), Liam Neeson (Busca Implacável), e mais.

O primeiro conto, que dá nome ao filme, tem como protagonista Buster Scruggs, um cowboy extrovertido que está de visita em uma cidade cheia de bandidos. Nas demais, somos apresentados a situações completamente absurdas, mas não menos cômicas, onde roubos, pistolagens e clichês de faroeste fazem parte do ambiente. Em votação do público, o longa possui nota 7,2 no IMDb; já no Rotten Tomatoes, a aprovação é de 89% da crítica (Certificado Fresco).

2. Ataque dos Cães (2021)
Este longa foi destaque no Oscar de 2022, onde recebeu 12 indicações e foi vencedor na categoria Melhor Direção para Jane Campion (O Piano). Ataque dos Cães é um faroeste inovador onde a principal temática é a masculinidade tóxica. A adaptação do romance homônimo do escritor Thomas Savage tem no elenco Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Jesse Plemons (Black Mirror), Kirsten Dunst (trilogia Homem-Aranha) e Kodi Smit-McPhee (Elvis).

Na década de 1920, no estado de Montana (EUA), dois irmãos cuidam juntos das propriedades rurais que são herança familiar. George Burbank (Plemons) faz o tipo sensível e apaixonado, mas também um tanto inseguro. Já seu irmão Phil (Cumberbatch) é completamente o oposto, agindo de forma rude e pouco amigável com todos. A grosseria de Phil aumenta quando ele convive com Rose (Dust), uma viúva recém-casada com George. Ataque dos Cães tem nota 6,8 no IMDb e aprovação de 94% no RT.

3. Estrada Sem Lei (2019)
Muitos conhecem a história de amor e crime da dupla Bonnie e Clyde, casal que inspirou um filme homônimo de 1967. Mas poucos conhecem a caçada realizada pelos policiais Frank Hamer e Maney Gault no encalço dos bandidos. Essa história é narrada em Estrada Sem Lei, filme biográfico dirigido por John Lee Hancock (Um Sonho Possível). Estão no elenco Kevin Costner (Yellowstone), Woody Harrelson (Jogos Vorazes), Kathy Bates (American Horror Story), Thomas Man (About Fate), e mais.

Durante a década de 1930, nos Estados Unidos, os roubos à bancos praticados pela dupla Bonnie e Clyde chamam a atenção da imprensa. Como resposta, a polícia viaja de estado a estado na busca pelos dois, mas sem sucesso. É aí que entra o trabalho da dupla Frank Hamer (Costner) e Maney Gault (Harrelson), ex-policiais texanos que decidem fazer parte da caçada da dupla criminosa. Entre o público, o filme obteve nota 6,9 no IMDb; porém, entre a crítica, Estrada Sem Lei recebeu aprovação de 58% no Rotten.

4. Terra Selvagem (2017)
De folga do Universo Marvel, o "Gavião Arqueiro" Jeremy Renner (O Dono de Kingston) e a "Feiticeira Escarlate" Elizabeth Olsen (Amor e Morte) estrelam esse neo-western dirigido e roteirizado por Taylor Sheridan (Sons of Anarchy). Mais voltado ao drama, o filme joga luz sobre o feminicídio de mulheres indígenas nos EUA. Ainda estão no elenco Gil Birmingham (A Qualquer Custo), Jon Bernthal (The Walking Dead) e Graham Greene (The Last of Us).

Cory Lambert (Renner) é um agente ambiental que descobre o corpo congelado de uma adolescente indígena em uma reserva no estado do Wyoming. O caso vai parar nas mãos da agente do FBI Jane Banner (Olsen), que durante a autópsia descobre vestígios de violência sexual. Conversando com familiares e conhecidos da vítima, Cory e Banner acreditam que este pode ser mais um de diversos casos de feminicídio e estupro envolvendo indígenas. O longa tem nota 7,7 e 88% de aprovação no Rotten.

5. Vingança e Castigo (2021)
Antes de se envolver em polêmicas criminais, o ator Jonathan Majors (Lovecraft Country) emplacou na Netflix o longa Vingança e Castigo, um misto de faroeste com blaxploitation estrelado por astros negros do cinema. O trabalho de estreia do diretor Jeymes Samuel tem no elenco Idris Elba (Sequestro no Ar), Zazie Beetz (Atlanta), Regina King (série Watchmen), Delroy Lindo (Destacamento Blood), Lakeith Stanfield (Corra!), e mais. As médias do filme são de 6,6 no IMDb e 88% no Rotten Tomatoes.

A trama insere personalidades negras reais do velho oeste americano em um enredo ficcional, como Bass Reeves, o primeiro delegado negro dos EUA, e Mary Fields, a primeira carteira viajante negra do país. No Estados Unidos do século XIX, o pistoleiro Nat Love (Majors) lidera um grupo que rouba criminosos. Quando ele descobre que um antigo desafeto, Rufus Buck (Elba), fugiu da prisão, ele busca vingança contra o fugitivo, por este ter matado seus pais.

6. Alma de Cowboy (2020)
Outro filme de faroeste com temática negra realizado pela Netflix é Alma de Caubói, que novamente conta com Idris Elba no elenco. Ao seu lado está o astro Caleb McLaughlin, o Lucas de Stranger Things, e Jharrel Jerome (Moonlight), Ivannah-Mercedes e Lorraine Toussaint (Selma: Uma Luta Pela Igualdade). Obra de estreia do diretor Ricky Staub, Alma de Cowboy rendeu nota 6,3 no IMDb e aprovação de 80% no Rotten Tomatoes.

Cole (McLaughlin) é um problemático adolescente de 15 anos que é forçado pela mãe a viver na Filadélfia junto com o pai, Harp (Elba), um homem de quem pouco ouviu falar. Quando Cole reencontra o pai, descobre que ele e um grupo de homens negros costumam andar de cavalo nos centros urbanos da cidade. Gradativamente, a prática inusitada vai melhorando a relação entre pai e filho.

7. Silverado (1985)
O longa estrelado por Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda), Scott Glenn (Cowboy do Asfalto), Danny Glover (Máquina Mortífera) e Kevin Costner está no filão de clássicos do faroeste no acervo da Netflix. Com direção de Lawrence Kasdan (O Turista Acidental), Silverado conquistou nota 7,2 no IMDb, aprovação de 78% no Rotten Tomatoes e duas indicações ao Oscar em 1986, nas categorias de Melhor Som e Trilha Sonora Original.

Emmett (Glenn) é um cowboy que inesperadamente monta um quarteto de pistoleiros, formado por pessoas que ele foi conhecendo no decorrer de suas viagens. O grupo viaja até a cidade de Silverado, onde eles acreditam ter uma grande fortuna. Porém, o local é controlado pelo fazendeiro rico Ethan McKendrick (Ray Baker) e o xerife corrupto Cobb (Brian Dennehy), duas pessoas com quem os homens de Emmett tem desavenças pessoais.

8. O Estranho Sem Nome (2013)
Listas de filmes de faroeste não podem faltar produções de Clint Eastwood. Por isso, o longa do astro aqui presente é O Estranho Sem Nome, segundo filme dirigido e estrelado por ele. O ator interpreta um pistoleiro sem nome que prepara um pequeno vilarejo para se proteger da vinda de três criminosos perigosos. Além de Eastwood, estão presentes Verna Bloom (Clube dos Cafajestes), Marianna Hill (O Poderoso Chefão 2), Mitchell Ryan (O Mentiroso), Billy Curtis (Sabotador), entre outros. A produção tem nota 7,4 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.

9. O Matador (2017)
O velho oeste brasileiro, ou melhor dizendo, "velho nordeste", marca presença na Netflix com o filme O Matador, primeiro longa-metragem nacional feito exclusivamente para a plataforma. Estão no elenco Diogo Morgado (Ouro Verde), Étienne Chicot (Erótica Aventura), Deto Montenegro (Colegas), Nill Marcondes (Christabel), Igor Cotrim (Elvis e Madona) e Maria de Medeiros (Pulp Fiction). A obra tem nota 6,8 no IMDb.

Durante as décadas de 1910 e 1940, o pistoleiro Cabeleira (Diogo Morgado) foi criado pelo cangaceiro Sete Orelhas (Deto Montenegro) completamente isolado da civilização. Quando seu pai adotivo some, Cabeleira investiga seu paradeiro indo à cidade controlada por Monsieur Blanchard (Chicot), um francês que controla a venda de pedras preciosas na região e que teve Sete Orelhas como capanga.

10. Thar (2022)
Assim como no Brasil, a Índia também investiu em produções do faroeste com o longa Thar, que se passa no grande deserto cujo nome dá título à obra. Estão no elenco Anil Kapoor (Race 3), Harshvardhan Kapoor (Ak vs AK), Fatima Sana Shaikh (Ludo) e Jitendra Joshi (Striker). A obra conquistou aprovação de 65% no Rotten Tomatoes e nota 6,1 no IMDb.

Siddharth (Kapoor) é um negociante de antiguidades que está em visita no Rajastão, estado da Índia onde há artefatos históricos. O caminho dele se cruza com o do investigador de polícia Surekha Singh (Kapoor). Na cola do negociante, Singh desconfia que Siddharth possua outros

Fonte: Techtudo
filme
filmes
netflix
faroeste
bangue-bangue
western
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp