Cerro Largo, 11 de maio de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/12/2022 19:19:54 • Cultura

A casa do verdadeiro Papai Noel

Conheça um pouco da Lapônia, famosa pela história associada ao bom velhinho
Crédito: Reprodução

Papai Noel existe? Nas lendas europeias, sem dúvida. Na tradição que dá corpo e função a um velhinho que distribui presentes no Natal também. A figura bonachona, de barba branca e longa, tem endereço fixo. É da Lapônia que parte o trenó repleto de mimos aguardados por crianças de quase todos os países do mundo. É lá também que Papai Noel passa os outros meses do ano entre temperaturas que oscilam entre 15 graus no verão e 50 graus negativos no inverno.

A existência do morador mais ilustre da Lapônia é inspirada em um personagem que a história reconhece como um homem que, à época do Natal, colocava moedas de ouro nas chaminés das casas mais pobres da cidade em que vivia, na Turquia. Chamado Nicolau Taumaturgo e conhecido como arcebispo de Mira, o religioso foi canonizado pelo Vaticano e teve a imagem disseminada como símbolo natalino a partir da Alemanha.

A Lapônia, onde mora Papai Noel, configura-se como uma área de 390 mil quilômetros que alcança a Noruega, Finlândia, Suécia e a Federação Russa (península de Kola). De clima subártico, a região apresenta a floresta boreal ao sul e vegetação esparsa no extremo norte. A fauna é composta predominantemente por lobos, ursos, aves marítimas e terrestres. Há também as raposas-do-ártico, ameaçadas de extinção. As renas – em grande número – foram introduzidas no século 16 e serviam para movimentar os trenós. O bom velhinho, como se sabe, ainda conta com elas para se locomover.

Há cerca de 2,5 milhões de anos, o solo da Lapônia era constituído basicamente por granito, que foi coberto por inúmeras camadas de gelo durante a última era glacial. O gelo começou a derreter há 10 mil anos. Há apenas mil anos a região passou a ter neve somente nos meses de inverno.

Dois fenômenos naturais contribuem, e muito, para que a Lapônia não seja um lugar tão desconhecido no mundo. Um deles é o Sol da Meia-Noite. Pela inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, a região ao norte do Círculo Polar Ártico passa até três meses no inverno sem que haja claridade e até três meses no verão sem que haja noite. O outro é a Aurora Boreal que transforma o céu da Lapônia com luzes e cores na estação fria. Grosso modo, o fenômeno ocorre pelo choque produzido por partículas de vento solar no perímetro magnético terrestre. Um verdadeiro espetáculo.

ONDE FICA

No norte da Escandinávia, a Lapônia abrange a Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa. Os lapões, que primeiro desbravaram a região há 8 mil anos, somam 70 mil habitantes.

Fonte: Globo
Lapônia
Finlândia
Escandinávia
Papai Noel
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp