Cerro Largo, 06 de outubro de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 06/10/2025 18:41:16 • Educação • Cerro Largo

Comissão do MEC faz visita à UFFS

CAMEM veio a Cerro Largo para reunião regional sobre curso de Medicina
Mesa que coordenou os trabalhos (Fotos: Luis Henrique Franqui)

Nesta segunda-feira (6/10), o campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) recebeu a visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC), no contexto da implantação do Curso de Medicina.

Às 10h, ocorreu uma reunião com a presença de lideranças regionais, no auditório Prof. Diego Manenti, com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de Saúde, administradores hospitalares, diretores de entidades hospitalares e lideranças políticas e comunitárias das regiões Missões e Fronteira Noroeste.

A agenda do dia começou antes, às 8h, com uma reunião da CAMEM com a Comissão de Implantação, no campus Seminário. A manhã foi concluída com uma visita às instalações do campus da Universidade.

Na parte da tarde ocorreu visita ao Hospital Vida & Saúde, em Santa Rosa, além de unidade básica de saúde e Hospital de Caridade Serro Azul, em Cerro Largo.

Na terça-feira (7), a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas, acompanhada do diretor do campus Bruno München Wenzel, vai até Chapecó (SC), para uma reunião com a Reitoria da instituição.

REUNIÃO REGIONAL

Na reunião de trabalho com as lideranças da região, a mesa de honra esteve formada pelo prof. Bruno München Wenzel, diretor do Campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul e presidente da Comissão de Implantação do Curso de Graduação em Medicina; prefeito Luiz Rodrigo Ribas, presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM); prefeito Fernando Mattes Machry, vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM); Ambrósio Ten Caten, vice-prefeito em exercício e prefeito anfitrião do Município de Cerro Largo; Margarete da Silva de Souza, vereadora de Caibaté e presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM); Fátima Pansera, integrante do Conselho Comunitáiro da UFFS-Cerro Largo; profa. dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte, diretora do Centro de Ciências da Saúde no Centro Universitário INTA/UNINTA, Sobral (Ceará), e membro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM);  e prof. dr. Luis Fernando Fernandes Adan, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia, e membro da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM).

CURSO DE MEDICINA

A UFFS, criada em 2009, tem como missão promover o ensino superior público, gratuito e de qualidade, com forte compromisso com o desenvolvimento regional. O Campus Cerro Largo, alinhado a essa missão, trabalha para atender às necessidades da macroregião, com destaque, no dia de hoje, para as regiões das Missões, que demonstra grande engajamento, e Fronteira Noroeste, ambas fundamentais para o fortalecimento da saúde pública e da formação profissional.

Desde 2023, o Campus Cerro Largo tem se dedicado à implantação do Curso de Medicina, atendendo à demanda histórica por profissionais médicos. Esse processo teve início com a elaboração do relatório de viabilidade, aprovado pela Resolução nº 70/CONSCCL/UFFS/2023, que recomendou a criação do curso. Em seguida, foram desenvolvidos o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), aprovado pela Resolução nº 90/CONSCCL/UFFS/2024, e o relatório de condições de oferta, consolidado pela Resolução nº 93/CONSCCL/UFFS/2025. A proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFFS, por meio da Decisão nº 1/CONSUNI/UFFS/2025, e protocolada no Ministério da Educação em 28 de fevereiro de 2025.

Em 26 de março de 2025, uma comitiva composta por representantes da UFFS, prefeitos, vereadores, membros da AMM, da ALM e deputados federais entregou simbolicamente a proposta à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), em Brasília, demonstrando o forte apoio comunitário à iniciativa.

Em 2 de julho de 2025, foi instituída a Comissão de Implantação do Curso de Medicina (Portaria Nº 68/CCL/UFFS/2025), composta por gestores, docentes da área da saúde, médicos, representantes de hospitais e autoridades municipais, todos parceiros fundamentais na viabilização deste projeto.

A visita da CAMEM, no dia de hoje, tem como objetivo avaliar as condições de infraestrutura, planejamento acadêmico e parcerias regionais para garantir a qualidade da formação médica.

"Esta reunião de trabalho é um momento estratégico para que a CAMEM conheça as necessidades locais por profissionais de saúde e o compromisso dos Municípios com a integração ensino-serviço-comunidade, um pilar essencial para o sucesso do curso. Experiências nacionais demonstram que cursos de Medicina com fortes vínculos regionais, articulados com os sistemas de saúde municipais e hospitalares, proporcionam benefícios mútuos para a formação dos estudantes e para a população", destacou o diretor Bruno Wenzel.

PRÓXIMOS PASSOS

Concluída a visita da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas, a partir de agora serão realizadas reuniões periódicas, no formato virtual, para dar andamento e encaminhamento ao projeto.

E está previsto para o início de 2026 uma visita mais ampla da CAMEM à região, para avaliação do andamento da Comissão de Implantação do curso de Medicina na UFFS-Cerro Largo.

Fonte: Luis Henrique Franqui
UFFS
UFFS Cerro Largo
curso
Medicina
comissão
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp