

O melhor horário para treinar é aquele em que você consegue encaixar o exercício na rotina e manter a regularidade na atividade física - pois isso é o mais importante para ter resultados.
Porém, nosso organismo passa por variações fisiológicas ao longo do dia e, se você tem flexibilidade de horário, escolher o melhor momento para treinar pode trazer vantagens.
DE MANHÃ - Bom para quem busca emagrecer
O corpo tende a queimar mais gordura nesse momento do dia. Isso porque o cortisol, hormônio naturalmente elevado ao acordar, estimula o uso de gordura como combustível durante atividades aeróbicas, como corrida ou bicicleta. Além disso, treinar cedo costuma favorecer a adesão ao exercício, já que nesse momento é mais difícil ter compromissos de trabalho, encontros com amigos e outras coisas que podem impedir você de ir à academia.
Desvantagens: a disposição e a força costumam ser menores na parte da manhã, já que os músculos estão frios e o corpo ainda está "acordando".
À TARDE - Bom para quem busca aumento da performance ou ganho de força
O organismo atinge o pico de desempenho físico e muscular entre 14h e 18h, o que favorece a performance nos exercícios de força ou nas atividades aeróbicas mais intensas --como treinos de tiro. Isso ocorre pois os músculos estão mais irrigados, as articulações bem lubrificadas e os níveis de energia elevados nesse período do dia.
Desvantagens: é complicado encaixar o treino na rotina, pois o horário pode esbarrar em compromissos de trabalho, estudos ou família. Além disso, calor, poluição e baixa umidade do dificultam atividades ao ar livre.
À NOITE - Bom para quem busca hipertrofia ou bem-estar
Os músculos ainda estão aquecidos, a força tende a ser maior do que pela manhã e o treino coincide com a liberação noturna de hormônios como testosterona e GH, importantes para a construção muscular. Além disso, malhar no fim do dia pode ser uma forma eficaz de aliviar o estresse acumulado ao longo do dia.
Desvantagens: o cansaço acumulado pode diminuir o rendimento. Há ainda o risco de compromissos inesperados impedirem você de treinar. Para alguns, o treino muito próximo da hora de dormir ainda gera agitação e dificulta o sono, prejudicando a recuperação muscular.
Vale reforçar: frequência, qualidade do treino, descanso e alimentação têm muito mais peso nos resultados do que o horário em que você vai treinar.