


O Grupo Arte e Cultura Nativa, Amigos do Rio Ijuí, promoveu no último final de semana o 16º Pesqueiro da Canção. O tradicional evento ocorre às margens do rio Ijuí, no espaço da Associação dos Funcionários de Ijuí, na Colmeia do Trabalho.
Nessa edição, a organização manteve as modalidades tradicionais, mas preparou algumas novidades.
Na sexta-feira (31/3), houve uma mostra de canções na modalidade Tema Livre.
O sábado (1º de abril) reservou uma ampla programação, com homenagens aos ex-integrantes do grupo que já faleceram, como forma de valorizar o trabalho e o legado deixado por eles.
Também como novidade deste ano, a coordenação realizou o Troféu Lambari, com intenção de chamar os jovens para o evento, dando mais espaço ao público juvenil. O sábado também foi marcado por apresentações de poesias.
O evento não é aberto ao público, ou seja, somente foi possível participar mediante convite e mais de 400 pessoas marcaram presente na edição deste ano.
A canção As Lições do Pirapó, com letra de Luis Fernando Gastaldo e música de Halber Lopes e Jarbas Nadal, conquistou o 1º lugar no Tema Livre e o Troféu Darci Meno Zwirtz, de Melhor Letra. A interpretação coube a Emerson Gottardo & Grupo.