


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está causando profundas mudanças na rotina das pessoas, no mundo todo.
Eventos foram cancelados e isso atingiu os mais variados segmentos da sociedade, como os esportes, a cultura, a música, enfim, os acontecimentos em geral.
E com a 24ª Oktoberferst Missões, prevista para acontecer em outubro de 2020 em Cerro Largo, não é diferente.
A festa típica alemã já teve o cancelamento do Baile de Escolha das Soberanas, que deveria ter sido realizado em 4 de abril.
Agora as incertezas são em relação à realização do evento.
Ontem, o Portal LH Franqui ouviu o presidente da ACI de Cerro Largo, Henrique Lunkes, que destacou que não há nenhuma decisão tomada a respeito. "Não há nada concreto ainda, mas pelo que está acontecendo, se estiver assim até meados de junho, não haverá outra opção a não ser cancelar a festa", disse.
Lunkes salienta que o assunto ainda não foi conversado com a diretoria da entidade, mas trata-se de algo inevitável.
PLANO B
O dirigente da ACI não descarta um eventual "Plano B", como a realização de uma Oktoberfest fora de época ou até mesmo num formato mais curto, de sexta-feira a domingo ou até mesmo apenas num sábado/domingo.
"Neste caso, demandaria menos tempo para organizar. Mas é preciso debater estas possibilidades com a diretoria e com demais entidades envolvidas", destacou Lunkes.
POSIÇÃO DAS AUTORIDADES
Henrique fez questão de ressaltar que "não será realizado nenhum tipo de evento se não estiver 100% liberado pelas autoridades. Se houver qualquer questão que possa impedir, por causa do coronavírus, não será realizada a Oktoberfest Missões".
"É uma festa tradicional que mexe com todo o município, com toda a região. Estamos num ano totalmente atípico e muitas pessoas esperam pela Oktoberfest. Mas mesmo que tenha passado tudo isso, ainda temos a questão financeira, para ver se as pessoas terão condições de participar. Tem muitas coisas para levar em consideração, como as consequências que o coronavírus causou e ainda causará", finalizou.