Cerro Largo, 14 de maio de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 25/09/2022 08:16:37 • Cultura

Um filme fofinho para assistir em família

Produção francesa teve lobos de verdade no set de filmagens
Crédito: Divulgação / Netflix

Victoria e Mistério é um daqueles filmes emocionantes que chegaram silenciosamente no catálogo da Netflix e cativaram facilmente o público.

Nesse longa-metragem de 2021, uma menina de 8 anos chamada Victoria (Shanna Keil) se muda para o Cantal com seu pai Stéphane (Vincent Elbaz), após a morte trágica de sua mãe. O incidente de mudança de vida afetou a pequena a tal ponto que ela parou de falar. Um dia, enquanto Victoria caminha na floresta com Stéphane, ela se depara com um cachorrinho adorável que ela decide manter.

Logo, Stéphane percebe que o filhote chamado Mystery é, na verdade, um filhote de lobo. Embora esteja bem ciente dos riscos, não tem coragem de pedir à filha que se separe do animal - afinal, Victoria começou a se sentir mais viva depois que Mystery entrou em sua vida. A premissa do filme parece ter sido tirada de um livro infantil comovente e, por isso, muitos espectadores podem estar se perguntando se o filme tem alguma inspiração em fatos reais.

Verdade ou ficção?

O emocionante filme da Netflix é parcialmente baseado em uma história verdadeira. As origens do filme estão em uma conversa entre o diretor e co-roteirista Denis Imbert e um dos produtores do filme, Fabrice Denizot.

Aparentemente, Denizot contou a Imbert sobre um pai que comprou para sua filha um filhote que encontrou nas montanhas, sem perceber que, na verdade, é um filhote de lobo. Curiosamente, o filhote de lobo se chamava Mystère ou Mystery, e o cineasta gostou tanto do nome que decidiu usá-lo no filme também.

Por outro lado, Imbert também admitiu ter se inspirado no filme de ficção científica favorito de todos os tempos: E.T.: O extraterrestre. O cineasta estava escrevendo Victoria e Mistério quando assistiu ao clássico com seu filho pequeno. A amizade entre uma criança e uma criatura alienígena foi o que chamou a atenção de Imbert, e foi quando percebeu alguns paralelos entre ambos os filmes.

Lobos reais

Para Denis Imbert, o ponto crucial da história é a conexão emocional entre Victoria e outro ser vivo, que, neste caso, é o lobo Mystery. Por isso mesmo, o diretor sentiu que era necessário que o filme fosse filmado usando lobos reais, ao invés de computação gráfica. Além disso, não havia dúvidas entre domesticar os lobos ou usar um cachorro para as gravações.

Em uma entrevista em dezembro de 2021, Imbert revelou que a equipe realizou as filmagens com uma matilha de sete lobos. No entanto, o elenco e a equipe técnica tiveram que passar por um treinamento extensivo para trabalhar com estes animais, especialmente a atriz Shanna Keil, que interpreta Victoria.

Para realizar as cenas com o lobo, Shanna Keil trabalhou com um treinador profissional e conheceu os filhotes de lobo com quem ela iria filmar todas as semanas. Assim, o vínculo que ela compartilhou com a matilha se tornou a base de seu relacionamento com o lobo na tela e o diretor ficou surpreso por eles terem sido capazes de filmar as sequências que pareciam impossíveis no início.

Victoria e Mistério está disponível na Netflix.

filme
filmes
netflix
Victoria e Mistério
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp