


Na manhã de sexta-feira (26/6), membros da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do escritório municipal da Emater, de Cerro Largo, tiraram um tempinho para a confecção de sabão à base de resíduos de óleo.
Devido a solicitações, publicamos duas receitas de sabão caseiro.
Importante: Evitar que crianças fiquem por perto, durante o preparo, pois ambas as receitas envolvem produtos químicos. E não deixar de usar equipamentos de proteção, como óculos, luvas e jaleco.
Etapa 1: Colocar luvas, óculos e jaleco. Cuidado! Não tirar estes equipamentos de proteção durante o preparo, pois há perigo de saltar líquidos que podem queimar a pele. E não colocar o rosto próximo dos recipientes.
Etapa 2: Colocar quatro quilos de gordura na panela (sebo) e aquecer até derreter.
Etapa 3: Adicionar na panela três quilos de óleo de cozinha usado (filtrado) e mexer lentamente até observar leve fervura, para misturar bem os dois ingredientes. Após observar leve fervura, desligar o aquecimento.
Etapa 4: Posicionar no chão um balde plástico grande (de no mínimo 10 litros) e colocar um quilo de soda em escamas.
Etapa 5: Adicionar dois litros de água da torneira (fria) e mexer com pá de madeira ou de plástico até dissolver toda soda. Cuidado com os vapores!
Etapa 6: Adicionar dois litros de álcool na soda dissolvida e misturar levemente.
Etapa 7: Verter o conteúdo da panela no balde. Assim que verter, começar a mexer utilizando a pá de madeira. Mexer por um minuto e adicionar 50 ml de essência.
Etapa 8: Quando começar a formar uma película na parte superior da solução, parar de mexer e verter o sabão na forma.
Etapa 9: Deixar em repouso por 24h e depois cortar nos tamanhos que preferir.
Observação:
- Está escrito que o balde precisa ser de no mínimo 10 litros, mas é porque renderá uns 12 litros de sabão.
INGREDIENTES:
1 kg de soda cáustica
2 litros de água
4 kg de sebo
2 litros de gordura já utilizada e descartada (coada)
4 litros de álcool 92°(pode álcool combustível)
MODO DE FAZER:
1. Levar o sebo para derreter em uma panela. Quando estiver bem derretido, despejar nesta mesma panela o óleo. Deixar aquecer um pouco.
2. Em um balde plástico de 20 litros ou mais, colocar a soda e os dois litros de água, mexendo bem com uma espátula de madeira.
3. No balde que foi derretida a soda, acrescentar o azeite e o sebo quente (não fervendo) e mexer.
4. Reserve agora um baldinho ou jarra grande com água, deixando no lado, pois no momento que acrescentar o álcool, pode acontecer uma reação indesejada e transbordar a mistura. Para evitar isso, ao colocar o álcool, peça ajuda para alguém ao mesmo tempo ir despejando um pouco de água na mistura (Caso querer levantar fervura mesmo assim, despeje mais água). Fique atento nesta etapa!
5. Logo na sequência, acrescentar o álcool e mexa até exalar um cheiro de álcool com uma fumaça, bem como formar uma película na superfície da mistura caso pararmos de mexer. Essa reação é bem rápida. Obs.: outro teste para ver o ponto, basta levantar a pá de madeira usada para mexer, se ao escorrer a calda do sabão na pá e ficar pendurada uma película, é porque está no ponto.
6. Despejar em uma bacia plástica ou caixa de papelão forrada com plástico.
7. Deixar esfriar e endurecer, depois cortar as barras a gosto.
Observações:
- Não deixar mais de um dia na forma, pois dificultará o corte.
- Depois de cortadas as barras, guardá-las em sacos plásticos pois só assim evitam perder peso e reduzir de tamanho.
Sabão à base de resíduos de óleo
Descarte corretamente o óleo de cozinha