


Na manhã de sexta-feira 918/07), um importante capítulo da história da imprensa de Cerro Largo ganhou um novo destino.
O empresário Vinícius Chollet, de São Luiz Gonzaga, que foi o proprietário do jornal Folha da Produção entre 2022 e 2024, fez a doação de todo o acervo do periódico, ao Centro Cultural 25 de Julho.
A Folha da Produção teve presença marcante na imprensa escrita de Cerro Largo durante 51 anos, de julho de 1973 até julho de 2024, quando encerrou a circulação de forma definitiva.
O ato de entrega, na sede do Museu 25 de Julho, teve a presença de Vinícius Chollet, do vice-presidente do Centro Cultural, Roque Bieger, e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Edson Santos, que também foi editor da Folha da Produção, de 1988 a 1994.
O gesto também reforça o papel da imprensa como guardiã da memória coletiva, e destaca a importância da preservação documental em tempos de crescente digitalização da informação.
Além do Museu 25 de Julho, o Portal LH Franqui também dispõe de uma coleção encadernada do periódico.
O jornalista Luís Henrique Franqui, que foi editor da Folha entre os anos de 1994 e 2024, ao encerrar seu vínculo empregatício com a empresa são-luizense, adquiriu uma coleção do jornal. A empresa sempre manteve duas coleções: uma em São Luiz Gonzaga e outra em Cerro Largo.
"Os exemplares encadernados da Folha da Produção, se por um lado registram significativa parte da história de Cerro Largo e região pelo período de 51 anos, também servem como um rico acervo para pesquisa", comentou Franqui.
Interessados em acessar a coleção da Folha da Produção - apenas para pesquisa no local - podem se dirigir à sede do Portal LH Franqui, localizada na rua Helmuth Schmidt, 1185, apartamento 02 (em cima da Unigal), em Cerro Largo.