


Nesta sexta-feira (1º/10), às 19h, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) sedia uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Cerro Largo.
Na ocasião, será concedido ao grupo tradicionalista Garotos do Fandango, o título honorífico de Entidade Destaque Parceira do Município de Cerro Largo, numa iniciativa do vereador Pedro Valdir München (MDB), endossada por todas as bancadas do Poder Legislativo cerro-larguense.
Devido às restrições da pandemia de Covid-19, o evento não será aberto ao público, ficando restrito aos vereadores, homenageados, alguns convidados e a imprensa, além dos servidores da Casa do Povo.
TRAJETÓRIA
O grupo Garotos do Fandango foi fundado em maio de 1982, pelos irmãos Ricardo e Celito Gottardo, mais o Bugre do Caaró. O grupo lançou seu primeiro LP em 1984. O LP (long play) "Vaneirão do Tio Zé" teve como característica seis faixas com músicas regionalistas gaúchas (Lado A) e outras seis faixas com músicas sertanejas (Lado B).
Somente no segundo LP - "Garotos do Fandango" - o grupo aposta em um trabalho só com músicas gauchescas. Foi neste álbum, de 1986, que o terceiro irmão, Renato Gottardo, ingressa no grupo.
Com 39 anos de história, os Garotos do Fandango contabiliza uma carreira de muito sucesso, sempre levando o nome de Cerro Largo por todos os lugares por onde passa.
Leia também
Gravação do primeiro álbum foi uma aventura
Atuando no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, onde se apresentou inúmeras vezes em shows, bailes, exposições, festivais e feiras, também leva a cultura gaúcha para outros países, como Paraguai e Argentina.
Os Garotos do Fandango teve o privilégio de participar de nove programas Galpão Crioulo, na RBS TV, numa época que não existiam as redes sociais e o acesso às grandes mídias era extremamente difícil. Participou ainda de outros programas de televisão, como Cheiro de Galpão, no Paraná, Programa do Ivan Taborda, entre outros.
O grupo sempre destacou-se em festivais, sendo premiado diversas vezes na Jornada Nativista, em Caibaté, e uma vez na Coxilha Nativista, em Cruz Alta.
FORMAÇÃO
Com 14 álbuns gravados, os Garotos do Fandango tem em sua formação dois remanescentes dos fundadores: Celito e Renato Gottardo. Renato buscou no empresário e músico Moacir Pires, de Guarani das Missões, um parceiro para tocar adiante o seu sonho, e de seus irmãos.
A atual formação conta ainda com jovens músicos da região missioneira:
Renato Gottardo - voz e guitarra;
Celito Gottardo - voz e violão;
Eduardo Lauermann - acordeon;
Nélio Pires - baixo;
Darlon Bender - bateria.
Em todos estes anos de carreira, o grupo contabiliza inúmeros sucessos, como "Tum Tum Tum Coração", "A Garçonete", "Bailanta do Uruquá", "Bando de Loco", "Apanhando Dela", entre outros.
Os maiores sucessos do grupo ainda são as composições dos três irmãos Gottardo.
DISCOGRAFIA
Vaneirão do Tio Zé (1984)
Garotos do Fandango (1986)
Garotos do Fandango (1988)
Peão Cantor (1989)
Enchendo de Gaita (1991)
Contrabando de Amores (1994)
Tum Tum Tum Coração (1997)
Se Apaixonando (1999)
Apanhando Dela (2002)
20 Anos (2003)
Resgatando o Xucrismo (2007)
30 Anos (2013)
Um Canto Ao Meu Chão (2016)
As 20 Mais (2019)