


A história de uma família de músicos é retratada a partir das lembranças de uma viola esquecida na parede. Essa é a sinopse da websérie Entrecordas: a viola na música regional, com estreia prevista para 21 de outubro
O músico Renato Gottardo, dos Garotos do Fandango, está produzindo uma websérie denominada Entrecordas: a viola na música regional, contando como a viola contribuiu para a formação musical de sua família e a consequente formação do grupo fandangueiro.
"Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Poder trabalhar com diversos amigos e revisitar essa história familiar me traz boas lembranças da infância. É emocionante poder eternizar em um documentário a trajetória musical da nossa família e dos Garotos", declara Renato, que além de produtor é entrevistado e canta diversas músicas no projeto.
Entrecordas: a viola na música regional
Com uma narrativa que emociona e traz lembranças e saudades, Entrecordas é carregada de informações e curiosidades sobre os vínculos da viola caipira com a música regional gaúcha. Serão três episódios de aproximadamente 25 minutos cada.
A previsão de estreia será no dia 21 de outubro, nas plataformas digitais do grupo Garotos do Fandango.
"Estamos muito felizes com o resultado e está tudo muito bonito. A qualidade da produção musical, as imagens… Tivemos um carinho muito grande na produção, principalmente na escolha do repertório das músicas sertanejas. Acredito que todos irão gostar de conhecer e saber como tudo iniciou", destaca Renato.
Produção constante
Renato Gottardo está vivendo uma importante fase de sua carreira, tendo recentemente lançado em parceria com diversos músicos renomados do estado (Jorge Guedes & Família, Ernesto e Neto Fagundes e Walter Morais) o single A Cara do Rio Grande, que abriu os Festejos Farroupilhas de 2022. A ideia partiu do jornalista Giovanni Grizzoti, que também dirigiu o clipe lançado no Jornal do Almoço, da RBS TV.
"É uma boa fase e certamente nos incentiva a seguir produzindo novos conteúdos. Temos clipes para serem lançados em breve, outros em fase produção… A boa recepção é sempre incentivadora e a gente pretende seguir se adaptando e produzindo cada vez em maior escala, sempre aliado aos nossos objetivos musicais. Sempre com imensa gratidão ao público que nos apoia", finaliza Gottardo.
A produção
Idealizada por Renato, a série é dirigida por João Pedro Gottardo, da Produtora Coletivo Fronteira, também diretor do filme Contrabando. A produção ainda com a participação de vários artistas, como Celito Gottardo, Moacir Pires, Tomé Munchen, Fabíola Dias, Cinara Marquete, Lucas Arenhardt, Emerson Gottardo e Guilherme Suman.
Entrecordas: a viola na música regional é produzido por RG Produções em parceria com o Coletivo Cultural Fronteira. A websérie é um projeto financiado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e conta com o patrocínio cultural do Moinho, Atacado e Supermercados Jaeschke.