


Foi preso em Vacaria, no fim da tarde de ontem (10/6), o suspeito de matar a tiros um policial militar durante cerco após ataque a banco em Porto Xavier. Segundo a Polícia Civil, o homem também tem envolvimento no assalto.
"A Polícia recebeu informações de que no bairro Barcelos, em Vacaria, tinha esse possível autor do roubo e da morte. Ele estaria lá nesse bairro, numa casa. Com base nessa informação, foi solicitado um mandado de busca, e ele foi localizado", explicou o delegado Heleno dos Santos, responsável pelo caso do roubo a banco.
Ezequiel David Trindade, de 30 anos, é apontado como principal articulador de roubos a bancos em todo o estado, além de ser suspeito de assassinar o policial Fabiano Heck Lunkes, que participava do cerco policial após o assalto e foi atingido durante o confronto.
O PM, de 34 anos, morreu na madrugada de 25 de abril, após ter sido atingido no peito, e o tiro atravessou o colete à prova de balas. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Além de Ezequiel, um segundo homem foi preso ontem. Os dois foram encontrados juntos com duas pistolas de uso restrito. Ambos serão autuados em flagrante. O outro preso não teria relação com o ataque a banco.
"Ele [Ezequiel] foi recapturado por estar foragido do Presídio Estadual Cruz Alta, preso preventivamente pelo roubo ao banco de Porto Xavier e morte do soldado, e também preso em flagrante pelas armas", destacou o Delegado.
O cerco para tentar capturar os assaltantes durou dez dias. No total, sete pessoas foram presas por envolvimento no ataque a banco, ocorrido em 24 de abril. A última prisão havia sido realizada na última terça-feira (4), durante operação. A Polícia ainda estava a procura de Ezequiel.
"Está completa a investigação, todos identificados. Todos presos ou mortos", concluiu Heleno dos Santos.