


Recém-chegado ao catálogo brasileiro da Netflix, o filme Vizinhos virou febre na plataforma. A comédia brasileira, com Leandro Hassum no papel principal, já aparece no Top 10 de filmes mais assistidos do streaming. Por isso, o público quer saber: vale a pena assistir à nova comédia besteirol da Netflix?
"Depois de um colapso nervoso, Walter troca a cidade grande pelo campo. Mas os vizinhos barulhentos acabam com seu sonho de paz e tranquilidade", afirma a sinopse oficial.
Protagonizado por Leandro Hassum (Tudo Bem no Natal que Vem), Vizinhos conta com Maurício Manfrini (Os Farofeiros), Júlia Rabello (Porta dos Fundos), Marlei Cevada (A Praça é Nossa), Nando Cunha (As Aventuras de Poliana) e Vilma Melo (Sob Pressão), além da participação especial de Hélio de la Peña, do Casseta & Planeta.
O que os críticos acharam de Vizinhos?
A comédia brasileira Vizinhos estreou na Netflix em 1º de setembro de 2022. Ou seja: o longa não demorou nem um dia para alcançar o topo do Top 10 da plataforma.
Na posição principal, o filme com Leandro Hassum supera sucessos como De Férias da Família, Um Marido Fiel e Passei por Aqui.
Como o filme ainda não tem nota no Rotten Tomatoes, a melhor maneira de descobrir se vale a pena assistí-lo é consultar as resenhas críticas da imprensa especializada.
A crítica do site Tangerina, por exemplo, afirma que Vizinhos tem "humor bem popular", que o novo filme da Netflix é "comédia que o Brasil ama".
"Seja no cinema ou na TV, Hassum e Manfrini fizeram carreira com humor voltado para o 'povão'. Mesmo que parte do público ainda tenha certo preconceito com comédias nacionais, a dupla provou mais de uma vez que sabe fazer rir e coleciona sucessos em seus currículos. Com Vizinhos, o número de acertos dos dois volta a crescer", afirma o jornalista André Zuliani.
A crítica do blog Próximo Capítulo, do Correio Braziliense, concorda. Para o especialista Vinícius Nader, Vizinhos se destaca por seu estilo de humor.
"Com interpretações lineares e texto que resvala algumas vezes no excesso de palavrões (liberdade do streaming), a comédia é daquelas para se assistir comendo pipoca e em momentos de pensar em nada", comenta o jornalista.
O próprio Leandro Hassum, protagonista do longa, já havia revelado (em uma entrevista de divulgação) que Vizinhos é voltado, principalmente, para o "grande público".
"O meu humor é popular, para a massa. Essa é a minha assinatura, seja no teatro, seja na televisão ou no streaming. A diferença é até onde eu posso esticar a cena. No streaming eu tenho mais liberdade", explicou o ator.
Aparentemente, esse é o consenso da crítica especializada: Vizinhos não é uma comédia refinada, mas cumpre seu papel – que é fazer rir.
"Misturando um humor físico com outros à base dos diálogos, Vizinhos funciona pela dinâmica entre Hassum e Manfrini. Os protagonistas se alternam o tempo todo na função de 'escada' para a piada do companheiro de cena, aparentemente sem a vaidade de concentrar toda a graça do filme", comenta o colunista Rafael Braz no site A Gazeta.
Em conclusão, se você deseja rir (sem pensar muito no motivo), vale a pena assistir Vizinhos.