


A Brigada Militar está desenvolvendo, em todo o Rio Grande do Sul, a campanha Cabelos de Aço, que visa receber mechas de cabelo que são entregues a entidades que atendem pessoas em tratamento de câncer, como a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Instituto da Mama (Imama) e Instituto do Câncer Infantil.
Em Cerro Largo, os cabelos recebidos em doação são encaminhados para a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), na cidade de Ijuí.
DOAÇÃO I
Quarta-feira da semana passada, dia 4, a jovem Raissa Schneider de Souza, estudante do Colégio Estadual Tiradentes (Santo Ângelo), fez a doação de uma mecha de cabelo de 30 centímetros. Raissa é filha do 2º sargento Ordonez e irmã do soldado Raul, ambos lotados na Brigada Militar de Cerro Largo.
DOAÇÃO II
Na terça-feira, dia 10, Bernadete München e a adolescente Rafaela de Mattos Strauch, compareceram na Brigada Militar para contribuir com a campanha.
Bernadete teve câncer de mama e foi diagnosticada curara em 2006. Tocada pela campanha da Brigada Militar, resolveu doar as 120 mechas de "mega hair" que havia utilizado durante o período que esteve em tratamento. Relata que fica feliz em poder ajudar quem muito precisa e alerta para a prevenção do câncer de mama.
Acompanhada de sua mãe, a jovem Rafaela, de apenas 12 anos de idade, estudante da Escola Estdual Padre Traezel, também ficou tocada com a campanha e efetuou a doação de 30 centímetros do seu cabelo. Ela se sente honrada em poder ajudar pessoas em tratamento.
DOAÇÃO III
No final da tarde de terça-feira, dia 10, Maria Isabela Melo Becker, acompanhada de sua mãe, acionaram a Brigada Militar que compareceu até o local da chamada e foi surpreendida em mais um ato solidário. A menina doou uma mecha de cabelo de 40 centímetros. A jovem é estudante da Escola Estadual Sargento Silvio Delmar Hollembach, do Bairro Brasília, e juntamente com outras adolescentes estão se mobilizando para fazer a sua parte a quem mais precisa.
GRATIDÃO
O tenente Menin, comandante do 2º Pelotão da Brigada Militar de Cerro Largo, diz que os policiais militares do Pelotão local estão imensamente gratos pelos lindos gestos de solidariedade que a população tem demonstrado.
COMO DOAR
- Todos os tipos de cabelo podem ser doados, lisos, ondulados, cacheados, crespos e mesmo os que já foram tingidos ou que possuam outros tipos de química;
- Antes de doar o cabelo, lave-o e deixe secar naturalmente;
- É necessário o tamanho mínimo de dez centímetros para doação mas, se for repicado, o mínimo é de 15 centímetros;
- Mesmo que o cabelo esteja danificado ele pode ser doado, sendo possível recuperá-lo para que também seja utilizado na confecção das perucas.