Cerro Largo, 28 de março de 2024. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 12/08/2022 09:33:09 • Agronegócio

Metade das lavouras de canola estão em floração

No Noroeste 51% da área plantada está em floração, 26% em enchimento de grãos e 6% em maturação do grão
Crédito: Cotrisoja

Confira o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, dia 11 de agosto.

Culturas de inverno

Trigo - A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. As primeiras áreas implantadas entraram em enchimento de grãos – 1%, 3% estão em floração e o restante segue em desenvolvimento. Os produtores realizaram, além de semeadura em algumas regiões, adubação nitrogenada e aplicação de fungicidas para o controle de doenças.

Na região de Santa Rosa, 92% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 6% em floração, e 2% da área semeada se encontra em fase de enchimento do grão. No geral, as lavouras apresentam adequada população de plantas e bom aspecto geral devido às condições favoráveis do clima dessas últimas semanas. A maioria das lavouras já recebeu as adubações nitrogenadas em cobertura e os tratos culturais para o controle de invasoras. Em algumas áreas, houve o ataque de pulgões, favorecidos pelas temperaturas elevadas e pelo clima seco, mas os agricultores efetuaram o controle com eficiência. Neste momento, é realizada a aplicação de fungicidas para o controle de ferrugem e de manchas foliares na fase de perfilhamento e alongamento.

Canola - Na regional da Emater de Ijuí, de maneira geral, as lavouras apresentam desenvolvimento adequado, dentro das expectativas esperadas inicialmente. Do total, 70% da área está em floração. As plantas apresentam desenvolvimento da área foliar com elevada emissão de brotos laterais. Durante a semana que passou, foi dado prosseguimento aos manejos de controle de ervas, uma vez que se observa alta incidência de azevém nas lavouras. Há ocorrência de traça das crucíferas nas lavouras, com distribuição populacional na forma de reboleiras, sendo necessário controle para evitar danos na cultura.

Na de Santa Rosa, as lavouras estão 17% em desenvolvimento vegetativo. A maioria das lavouras está em floração, com 51% da área plantada, 26% está em enchimento do grão, e 6% em maturação do grão. A paisagem das coxilhas está muito bonita devido à floração amarelada das lavouras de canola, uma vez que a aparência geral das lavouras é satisfatória, com boa sanidade das plantas. Mas, mesmo assim, os produtores mantêm o monitoramento de pragas e doenças, sendo executada nova aplicação de inseticidas fisiológicos para o controle das traças das crucíferas.

Cevada - A cultura da cevada segue em desenvolvimento vegetativo no Estado, e já inicia o florescimento em algumas regiões. Na região administrativa da Emater de Ijuí, a cultura está em fase final do período vegetativo, com bom potencial produtivo e baixa incidência de doenças foliares. As lavouras estão sendo conduzidas com menos tecnologias devido à finalidade da produção para o consumo animal.

Aveia branca grãos - Na regional de Ijuí, a cultura segue com desenvolvimento satisfatório e baixa incidência de pragas, mas há aumento de doenças foliares, como ferrugem da folha e mancha-marrom, causada pelo fungo Bipolaris sorokiniana. As lavouras em estágios reprodutivos têm elevado potencial produtivo e apresentam mais de 40 sementes por panícula, o que é considerado um excelente potencial. Os produtores dão atenção para o controle de doenças através da aplicação de fungicidas. 2% das áreas já foram colhidas, 4% estão em maturação, 12% em granação, 45% em floração, e as demais em fase vegetativa.

Olerícolas

Na regional de Santa Rosa, as olerícolas implantadas apresentam boa sanidade e desenvolvimento em função das adequadas condições climáticas, com boa luminosidade e com temperaturas amenas nas madrugadas e elevadas durante os dias, até a quarta-feira, seguidas pelas chuvas de quinta-feira e de sábado, que trouxeram favorável umidade ao solo, garantindo a plena oferta de produtos com qualidade, quantidade e variedade.

Prosseguem os trabalhos de plantio das mudas nos novos canteiros, como a adubação nitrogenada em cobertura e o controle de ervas daninhas. Entretanto, em alguns municípios que registraram chuvas intensas no dia 04/08, os canteiros cultivados em céu aberto tiveram danos em hortaliças folhosas. Seguem os relatos de pulgões e tripes nas hortas comerciais, necessitando controle. Iniciou o plantio das mudas enxertadas de tomate. São preparadas as áreas para o plantio das abóboras e morangas. O desenvolvimento do alho e da cebola está adequado; são realizados a capina, o controle de pragas e a adubação nitrogenada em cobertura. Em produção estão alface, rúcula, couve, rabanete, temperos, cenoura, beterraba, repolho, couve-flor e brócolis.

Mandioca/aipim

Na regional de Santa Rosa, onde são cultivados mais de seis mil hectares, está em andamento o preparo do solo para o plantio da nova safra de mandioca. Além da estiagem, o ataque de mosca-branca, do percevejo de renda e as doenças fúngicas e bacterianas (Xanthomonas) reduziram a produtividade na safra anterior, causando prejuízos aos produtores. Além disso, prejudicaram a oferta de ramas para o plantio de novas lavouras, o que poderá impactar na redução da área plantada na nova safra, apesar de muitos produtores terem comprado manivas de outros estados.

Frutícolas

Na regional de Santa Rosa, as videiras tiveram perda das folhas e encontram-se no período de dormência das plantas, sendo realizadas as podas e os tratamentos com caldas para o controle preventivo de doenças, como antracnose, míldio e podridões. Bergamota e laranja estão em fase final de colheita das frutíferas cítricas. Ameixa está em plena floração, com excelente quantidade de flores. Maçã Julieta está em floração. Está sendo finalizado o plantio de mudas frutíferas na região, em especial em pomares domésticos, incentivados pela Emater, sendo que alguns escritórios realizaram as encomendas de mudas de viveiro credenciado pela Embrapa. Os produtores de melão e melancia iniciam a preparação das áreas e das mudas. Morangos em semi-hidroponia retomaram a produção, se beneficiando das temperaturas adequadas e da boa luminosidade ocorrida até quarta-feira.

Pastagens

Na regional de Santa Rosa, as áreas de trigo duplo propósito que foram pastejadas em julho agora receberão nova adubação nitrogenada, visando à produção de grãos. As mudas de capim capiaçu, plantadas para a produção de silagem de massa verde, estão apresentando bom desenvolvimento inicial.

Bovinocultura de Corte

No geral, os rebanhos bovinos de corte estão com bom estado sanitário e boas condições corporais. Os rebanhos que ocupam áreas de pastagens cultivadas de inverno apresentam uma adequada condição corporal, ao contrário daqueles mantidos somente em áreas de campo nativo. O período é principalmente marcado pelo nascimento de terneiros, recria e engorda. As condições de tempo foram desconfortáveis para os animais por causa da ocorrência de dias chuvosos e frios, causando estresse térmico e problemas com a formação de barro.

Na regional de Santa Rosa, os custos dos insumos de ração e complementos nutricionais na engorda de gado se elevaram, fazendo com que a rentabilidade dos animais em terminação esteja em queda. Há poucos negócios ocorrendo para animais terminados, e o mercado segue estagnado, mas há pressão para uma queda ainda maior dos preços pagos ao gado gordo e ao gado de invernar.

Bovinocultura de Leite

As condições do tempo foram favoráveis à produção de forragem, ajudando a elevar a produtividade e reduzir os custos de produção. Nos locais com ocorrência de chuvas e dias muito frios, a atividade leiteira foi prejudicada em função do acúmulo de barro e pelo estresse térmico causado nos animais. O excesso de umidade no chão tem dificultado o deslocamento dos animais em meio ao barro, nas áreas de pastagens e corredores para acesso aos galpões de alimentação e salas de ordenha.

Nas propriedades com boa disponibilidade de silagem e feno para suplementar a dieta das matrizes, está sendo possível manter bons níveis de produção de leite e, ao mesmo tempo, evitar os danos causados pelo pisoteio nas pastagens cultivadas.

Na regional de Santa Rosa, a produção de leite diária está em torno de 1,785 milhão de litros, o que representa uma normalização da atividade devido ao bom aproveitamento as pastagens de inverno. O preço do litro do leite pago ao produtor sofreu reajuste, tendo aumentado consideravelmente.

Apicultura

Nas regionais de Caxias do Sul e Santa Rosa, o início da semana foi marcado por dias de temperaturas mais elevadas e pela presença de sol, o que favoreceu a disponibilidade de floradas, assim como o aumento da atividade das abelhas campeiras. Com a queda da temperatura nos dias seguintes, muitos apicultores optaram por manter os redutores de alvado para favorecer a manutenção da temperatura no interior das colmeias.

Fonte: Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
informativo conjuntural
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp