Cerro Largo, 29 de março de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 25/03/2022 08:14:47 • Geral

Recursos hídricos são debatidos em São Luiz Gonzaga

Captação, tratamento e distribuição de água foram temas de evento
Crédito: Divulgação / Emater/RS-Ascar

Na semana em que se celebrou o Dia Mundial da Água (22/03), a disponibilidade e os cuidados com os recursos hídricos foram pauta de debate realizado junto à Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.

O evento foi resultado de um esforço conjunto do Setor Municipal de Proteção Ambiental (Sempa), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semag), Corsan e Emater/RS-Ascar. Para acompanhar a discussão, a gravação da transmissão virtual está disponível na página do Semag SLG no Facebook, pelo link (AQUI).

Recursos hídricos, captação, tratamento e distribuição foram temas da explanação do agente de saneamento de água e esgoto da Corsan, Rogério Hider. Já a extensionista do Escritório Regional da Emater, Lisete Primaz, abordou reflexões sobre a responsabilidade individual e os impactos da ação humana.

A atividade veio ao encontro da proposta central do Dia Mundial da Água, que é de promover a conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural, que é patrimônio da humanidade e elemento fundamental para a existência de todas as formas de vida. Essa importância é salientada diante do contexto de estiagem prolongada, em que a escassez de água revelou dificuldades de dessedentação animal, acesso para o consumo humano e resultou na morte de plantas de diferentes espécies.

Nesse sentido, a Emater, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), executa políticas públicas de reservação da água, assim como tem promovido ações de educação ambiental e segue o trabalho tradicional de identificação e proteção de nascentes. O processo de proteção de nascentes consiste na construção de pequenas estruturas para captação de água das nascentes, cercamento e recomposição das áreas de proteção permanentes em seu entorno, seguindo o que preconiza as legislações. Essas estruturas evitam o acesso direto de animais e de agentes contaminantes, contribuindo para maior qualidade e disponibilidade de água nas nascentes. Outras informações podem ser obtidas juntos aos escritórios municipais da Instituição.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
dia mundial da água
recursos hídricos
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp