Cerro Largo, 24 de maio de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 07/06/2019 09:19:30 • Geral

Um meteoro nos céus do Rio Grande do Sul

Apesar dos inúmeros boatos, meteoro não caiu em Ijuí
Crédito: Reprodução

Ontem (6) à noite, por volta das 22h30min, as redes sociais foram inundadas por relatos de observação de um bólido (meteoro), em grande parte do Rio Grande do Sul.

As informações davam conta de avistamentos na fronteira com o Uruguai, nas Missões, no Planalto Médio, no Litoral Norte, na Grande Porto Alegre, entre outras regiões.

Também foram relatados estrondos em várias cidades.

MERCOSUL - O meteoro também foi observado na província argentina de Misiones, no Paraguai e no Norte do Uruguai.

CIDADES - Foram registrados avistamentos em dezenas de cidades gaúchas e, por causa de boatos e informações desencontradas, chegaram a causar preocupação em muitas pessoas.

FAKE NEWS - Áudios que circularam pelo WhatsApp e depois, relatos no Facebook, davam conta que o objeto celeste tería caido numa usina da Ceriluz, em Ijuí, e deixado vários municípios sem eletricidade.

A reportagem da Rádio Progresso, de Ijuí, manteve contato com dois setores da cooperativa (às 0h06min e às 0h20min) e, em ambos, a resposta foi a mesma: nada de anormal aconteceu e inclusive não havia nenhum registro de falta de energia elétrica na área atendida pela Ceriluz.

O QUE É - Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente ou estrela fugaz, designa o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide (qualquer massa sólida, maior que uma molécula e menor que um asteroide, que se desloca no espaço cósmico) pela atmosfera terrestre.

Pode apresentar várias cores (dependentes da velocidade e da composição do meteoroide), um rasto por vezes persistente e produzir sons.

Fonte: MetSul Meteorologia / Rádio Progresso
meteoro
meteorito
meteoroide
bólido
estrela cadente
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp