


Entre domingo (05) e segunda-feira (06), o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul favorece tempestades severas no Estado, granizo grande, rajadas de vento intensas, e chuva forte. O período mais crítico para tempo severo é a tarde e noite de domingo (05), nas regiões Sul, Oeste e Campanha.
Entre a tarde e a noite do domingo (05), o deslocamento de uma frente fria provoca tempestades com granizo grande, rajadas de vento entre 70 e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte nas regiões Oeste, Campanha e Sul. Os acumulados variam entre 30 e 80 mm/dia. Os temporais iniciam pelas áreas da Campanha, Sul e Oeste, indo em direção ao Centro, Noroeste e Missões no decorrer da noite. Na região Sul, algumas tempestades podem também ocorrer na manhã de domingo, com potencial de rajadas de vento de até 90 km/h.
Ao longo da segunda-feira (06), o sistema segue avançando pelo Rio Grande do Sul, causando chuva pontualmente forte, raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h associadas às instabilidades. Os acumulados variam entre 30 e 70 mm/dia, com pontuais que podem atingir os 90 mm/dia no Centro e Missões. A partir da tarde o tempo já começa a estabilizar nas áreas do Sul, Campanha, Oeste e Litoral Sul, com a entrada de um sistema de alta pressão por essas regiões.
A tendência é que, na terça-feira (07), ainda haja condição para chuva fraca e maior nebulosidade nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. No decorrer do dia, gradualmente o tempo firme volta a predominar em todas as regiões do Estado, devido ao avanço de um sistema de alta pressão, que deve ocasionar a queda das temperaturas. O mar fica agitado próximo à costa gaúcha.
Ao final deste aviso, são esperados acumulados entre 50 e 100 mm, e pontuais de até 120 mm nas regiões Oeste, Campanha, Centro e Sul. No restante do Estado, são esperados volumes de 10 a 50 mm.