


Guarda do IPHAN encontra relíquia histórica em São Nicolau: chave pode ter pertencido à igreja da redução jesuítica
Em um achado que conecta passado e presente, o guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de São Nicolau, Carlos Lourenço, encontrou no seu terreno nas proximidades da Praça Roque Gonzáles, uma peça que pode ser uma das chaves principais da antiga igreja da redução jesuítica da cidade.
Segundo estudos preliminares, a chave remonta ao segundo ciclo missioneiro, conhecido como Sete Povos das Missões, período em que São Nicolau desempenhou papel central na catequização de milhares de indígenas sob a liderança do padre jesuíta Roque Gonzáles.
O achado é considerado uma relíquia de grande valor histórico para a "Primeira Querência do Rio Grande", especialmente às vésperas das comemorações dos 400 anos da cidade. A peça simboliza os mistérios que o chão missioneiro ainda guarda e reforça o vínculo entre a memória do povo e o patrimônio cultural das Missões.
Atualmente a chave se encontra sob a jurisdição do IPHAN, onde foi doada, para representar e encarnar o potencial histórico e cultural missioneiro.