Cerro Largo, 19 de julho de 2025. Boa Madrugada!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/10/2020 12:06:05 • Cerro Largo

Iniciativas sustentáveis colaboram com a correta destinação do lixo

Reciclar tem sido a palavra de ordem em Cerro Largo, com vários projetos em andamento.
Lions Clube tem se destacado pelo recolhimento de latinhas de alumínio

A acepção do lixo remonta a um passado distante. Na Pré-História, para eliminar o mau cheiro que vinha dos restos de alimentos e despojos, a queimada era a solução. Com a fixação das aldeias e a formação das cidades, o lixo produzido não era mais o que, facilmente, podia ser decomposto com a ação do tempo. Desenvolvendo hábitos que promoviam o seu conforto e bem-estar, o homem passou a produzir mais lixo. A população humana aumentou e o advento da Revolução Industrial colocou o desenvolvimento em alta, mas não as suas consequências. A geração e o descarte do lixo se tornaram um problema e foi na segunda metade do Século XX que a preocupação com o meio ambiente surgiu como indicador de urgência e necessidade.

Diferentemente da antiguidade, em que a quantidade de lixo produzida era pequena e sua reciclagem se dava naturalmente, o exagero de embalagens e demais produtos descartáveis e a disposição inadequada de resíduos sólidos vêm, hoje, contribuindo para o crescimento acelerado de impactos ambientais negativos.

O consumo, mediando a relação entre pessoas e mercadorias; a influência da mídia, fabricando modelos e estilos de vida; o contexto cultural, instalando desejos e descasos com aspectos sociais e ambientais, entre outras formas, enfatizam o envolvimento do homem nos processos relativos à qualidade do meio físico e natural. É assim que as atividades humanas geram resíduos. E é assim, também, que em quase todos os lugares existe a possibilidade desses resíduos causarem danos sociais, ambientais e econômicos.

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial, ou outro. E tem inúmeras vantagens, entre elas, a economia de energia, a preservação de recursos naturais, o retorno do ciclo produtivo do que estaria sendo jogado fora, a redução da quantidade de lixo a ser enviada aos aterros sanitários, a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar e a geração de empregos.

Algumas campanhas educativas têm mobilizado a população cerro-larguense e sinalizado a sua atenção para o intuito "reciclagem". Além de promover informações corretas e atualizadas sobre a importância do material reciclável para a melhoria da vida e a preservação do ambiente, inspiram as pessoas a mudarem de comportamento e ao exercício da colaboração e cooperação com diferentes causas sociais.

TAMPINHAS PLÁSTICAS

Um exemplo desta empreitada vem ocorrendo no Rotaract Club que, em movimento do Outubro Rosa, realiza ação alusiva, em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. A presidente Taciéli dos Santos, em entrevista, explicou: "estamos dando início à arrecadação de tampas plásticas. Mas o que faremos com elas e o que elas têm a ver com o Outubro Rosa? As tampinhas, que muito se acumulam e, muitas vezes, não têm destinação certa em nossas casas, agora servirão para fazer alguém se sentir bem. Através de nossos pontos de arrecadação no município e da ajuda da comunidade, as tampas serão recolhidas e doadas a AAPECAN de Ijuí, que irá comercializar e trocar por perucas destinadas às vítimas do câncer, na região".

A AAPECAN é uma sociedade organizada para atender pessoas com diagnóstico de câncer e em vulnerabilidade social e pessoal. Em Ijuí, a casa de apoio acolhe, orienta e identifica demandas, acompanhando os envolvidos em atendimento individual e de grupo. O acolhimento se dá ainda, por visitas domiciliares, promoção de palestras e outras atividades solidárias que melhoram a autoestima.

LATINHAS DE ALUMÍNIO

Outro exemplo é o trabalho que o Lions Clube vem realizando com a Campanha das Latinhas e do Meio Ambiente, sob a coordenação de Carmo Angst. A arrecadação, com a venda das latinhas, está sendo utilizada para melhorias no Hospital de Caridade Serro Azul (AHCASA), como reforma da farmácia interna, da sala de estabilização e para o banco ortopédico, mantido e administrado pelo Lions e pelo Leo Clube. A campanha iniciou-se há mais de seis anos, com um trabalho facilitado por pessoas que se preocupam com o descarte correto dos recicláveis e demonstram interesse em ajudar.

Entre estas pessoas estão moradores de Cerro Largo e de municípios vizinhos, como Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Roque Gonzales, Mato Queimado e Rolador. Perguntado sobre a receptividade da população a esta campanha, Angst respondeu: "a receptividade é fantástica. As doações são constantes, volumosas, e vêm recheadas de carinho e dedicação de pessoas anônimas, grupos da terceira idade e comércio em geral. Essas latas não vão para as valas de lixo, entupindo bueiros". Também, ressaltou sobre a satisfação em ver a população orgulhosa pelo trabalho que vem sendo realizado e que gera benefícios, pois compreende uma alternativa sustentável.

AMIGOS DA RECICLAGEM

O grupo Amigos da Reciclagem, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem um projeto de reaproveitamento do lixo, que compreende exemplo e direção à prática de recolha para o reúso. A entrevistada Maria Luísa Neubauer, explicou que é um projeto de extensão da universidade. "Conta, hoje, com três colegas - dois da Engenharia Ambiental e Sanitária e eu, da Biologia. O projeto atua somente na cidade de Cerro Largo. Nós temos nove pontos de coleta com caixas coletoras e mais alguns pontos coletores de lápis e canetas usados".

Perguntada sobre o destino dos materiais coletados, a futura bióloga, respondeu: "os materiais são coletados e enviados para uma recicladora em Limeira (SP), através dos correios, com frete pago. E a renda da venda é toda em benefício da nossa Casa da Amizade, que é parceira de trabalho para coletar o material e ajudar na divulgação". Esta é uma campanha que arrecada instrumentos de escrita usados, para serem reciclados e transformados em outros materiais. A matéria-prima advinda de resíduos dos mesmos é conhecida como 'pellet'. É vendida, para o uso na produção de bancos e de lixeiras, por exemplo. A Casa da Amizade é uma associação do Rotary Clube, que se ocupa, entre tantas ações, com promoções sociais.

COOPERATIVA DE CATADORES

A reciclagem é, ainda, fonte de geração de emprego, que dá sustento a inúmeras famílias, como é o caso da Cooperativa de Trabalho de Catadores Unidos pela Natureza (COOPERCAUN), uma central de triagem que processa mais de 20 toneladas de resíduos recicláveis ao mês.

Situada na Linha Primeira, em Cerro Largo, a cooperativa iniciou suas atividades em janeiro de 2018, com 15 catadores, mas o quadro de trabalhadores já foi ampliado. É resultado do esforço de diferentes setores e vem recebendo apoio parceiro da UFFS, da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Folha da Produção, da Emater, da Ijuí Energia, do Leo Clube, do Lions Clube, do Rotary Clube, do Rotaract, da Casa da Amizade, da Aacaval, do setor bancário e órgãos de segurança do município.

Assim, "reciclar", para muitos, tem sido a palavra de ordem!

De importância vital, é necessário que a qualidade dos resíduos seja a melhor possível. O recolhimento, a separação e a transformação de resíduos eficientes têm, com certeza, um público consumidor que as valoriza. E, a cada um de nós, cabe ter ações mais inteligentes e eficazes para ajudar a concretizar um presente e um futuro mais sustentável.

 

Pontos de Coleta

ROTARACT CLUB CERRO LARGO
ARRECADAÇÃO DE TAMPINHAS PLÁSTICAS
Pontos: Parque Municipal de Exposições (Expocel); Estação Rodoviária; Praça da Matriz; Restaurante Água na Boca; Supermercado Jaeschke.

LIONS CLUBE CERRO LARGO
ARRECADAÇÃO DE LATINHAS DE ALUMÍNIO
Pontos: Podem ser entregues a associados do Lions e do Leo Clube, ou na residência de Carmo Angst (ao lado do Parque de Exposições).

AMIGOS DA RECICLAGEM
REAPROVEITAMENTO DO LIXO
Locais de ECOpontos: Prefeitura Municipal (centro), Colégio La Salle Medianeira, UFFS (Bloco A), Supermercado Jaeschke (centro), Sicredi, Clínica de Fisioterapia de Anelena Jaeschke e escolas Eugênio Frantz, Dr. Otto Flach (CIEP) e Padre José Schardong.

Locais de ECOpontos (minicoletores de materiais escolares): UFFS (Campus Seminário), CFC Cerro Azul, Lojas Becker (Matriz e Centro Administrativo), INSS, HBR Cópias, Hey Peppers, Casart Móveis, Livraria Central, Industrial Busse, Escolas Eugênio Frantz, Jacob Reinaldo Haupenthal e Sargento Sílvio Delmar Hollenbach (Bairro Brasília), e escritórios de contabilidade Clarice, BF Serviços Contábeis, Zélia Maria Mirek, Felipe Bohn Nedel e Tonel.

Fonte: Ana Clara Schneider Ribeiro, graduanda em Jornalismo pela UNIPAMPA - Campus São Borja
lixo
rsu
reciclagem
latinhas
lions clube
rotaract club
amigos da reciclagem
coopercaun
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp