Cerro Largo, 26 de julho de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 26/07/2025 12:38:30 • Saúde

Pular corda está na lista!

Conheça esportes poderosos para detonar calorias
Pular corda queima 700 calorias/hora (Foto: Canva)

Há esportes que aceleram o metabolismo, detonam calorias e ainda proporcionam prazer, conexão com a natureza e interação social.

E o melhor! Muitas práticas podem ser adaptadas ao seu nível de condicionamento físico, seja você iniciante ou já habituado aos treinos. A seguir, o quanto algumas modalidades queimam de calorias e encontre a que mais combina com você.

Slackline (450 cal/hora): Equilibrar-se numa fita esticada entre dois pontos pode parecer brincadeira, mas exige foco, força abdominal e coordenação. Com o tempo, dá para evoluir com manobras, o que aumenta ainda mais o gasto calórico e o desafio.

Tênis de praia (650 cal/hora): Com disputas intensas e movimentos rápidos, essa febre nas areias do Brasil trabalha quase todo o corpo -- principalmente glúteos, coxas e braços. A areia fofa exige mais do corpo, elevando a queima de gordura.

Futevôlei (700 cal/hora): Combina explosão, resistência e técnica. Saltar, correr e chutar na areia aumenta a exigência muscular e melhora o equilíbrio. A prática é puxada -- mas extremamente eficaz.

 

Modalidades aquáticas que moldam o corpo

A água, além de refrescar, pode ser um excelente ambiente para queimar gordura e trabalhar múltiplas habilidades físicas.

Stand up paddle (500 cal/hora): Parece passeio, mas é exercício. A remada fortalece braços e costas, enquanto as pernas e o core trabalham o tempo todo para manter o equilíbrio. Ideal para dias de sol e paisagens tranquilas.

Esqui aquático (700 cal/hora): Intenso e desafiador, o esporte exige força nos braços, costas, pernas e abdome para manter a postura e o equilíbrio enquanto você desliza. Uma aula completa de resistência muscular e foco.

Caiaque (800 cal/hora): Poucos esportes trabalham tão bem o tronco superior como remar. A cada puxada, você ativa braços, ombros, costas e abdome. Além disso, é uma excelente atividade cardiovascular.

 

Alta intensidade, mais queima calórica

Para quem quer gastar calorias de forma mais intensa e eficiente, há modalidades que exigem muito em pouco tempo, mas o retorno vale o esforço.

Pular corda (700 cal/hora): Não subestime esse clássico da infância. Ele combina força, agilidade e explosão em um treino que exige concentração e condicionamento. Com técnica e progressão, é um queimador de calorias poderoso.

Corrida (até 750 cal/hora): Seja no asfalto ou na esteira, a corrida é um dos exercícios mais completos para queimar gordura. Além de reduzir a gordura visceral (a mais perigosa), ainda melhora a saúde cardiovascular e aumenta a expectativa de vida. Se for na areia fofa, dificulta a passada, exigindo muito mais das pernas do que a corrida convencional. O ganho em força, equilíbrio e resistência é significativo -- e o cenário é um bônus.

HIIT - o rei da queima (93% mais gordura do que o treino contínuo): Se tempo é um problema, o HIIT é a solução. O método alterna picos de esforço e descanso curto, gerando um gasto energético intenso em poucos minutos. Um sprint de HIIT pode queimar até 2,5 vezes mais gordura do que uma corrida contínua. Mas atenção: por ser extremamente exigente, exige avaliação médica e acompanhamento profissional.

Dica Extra: Escolher um esporte que ajude a queimar gordura é ótimo, mas ele só trará resultados se puder ser incorporado com regularidade na sua rotina. Consistência, prazer na prática e progressão gradual são as chaves. E lembre-se: a orientação de um profissional de educação física e exames médicos regulares são fundamentais para prevenir lesões e problemas de saúde e montar um plano adequado ao seu nível de preparo.

Fonte: VivaBem / UOL
exercícios
exercícios físicos
esportes
calorias
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp