

É nesta sexta-feira (21/11), às 19h na Igreja Matriz de Cerro Largo, o lançamento de Francisco - O Papa Professor, primeiro livro do cerro-larguense Luiz Carlos Selbach.
Francisco — O Papa Professor não é apenas uma biografia ou uma reflexão teológica: é um convite à escuta, ao aprendizado e à transformação. Entre palavras, silêncios, gestos e imagens, o Papa Francisco se revela como um verdadeiro mestre, capaz de ensinar com ternura, coragem e sabedoria.
Da janela da Praça de São Pedro às expressões que se tornaram marca de seu pontificado, este livro mostra como Francisco molda a história com esperança — e como cada leitor é chamado a despertar o discípulo que traz em si.
Mais do que uma leitura, trata-se de uma experiência profunda, repleta de provocações e inspirações, capaz de abrir caminhos novos e transformadores para a vida pessoal, comunitária e espiritual.
Em Porto Alegre, está previsto lançamento na próxima quarta-feira (26/11), às 18h45min, na Fundação Pão dos Pobres.
Filho de Ivone e Carlos Selbach e natural da Linha Tremônia, Luiz Carlos Selbach é mestre em Teologia pela PUCRS, doutorando em Teologia pela PUCRS e graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista (IPA), de Porto Alegre (2007). É especialista em Pastoralidade (PUCRS, 2022), Gestão Curricular Marista (PUCRS, 2017) e em Metodologia do Ensino na Educação Superior (Uninter, 2012).
Atualmente, é professor de Ensino Religioso no Colégio Anchieta.
Selbach foi secretário Diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Santo Angelo (1998 a 2001) e secretário executivo da Pastoral da Juventude e das Pastorais Sociais da CNBB Sul 3 (2002 a 2006). Atuou em diversos colégios como Coordenador de Pastoral (2006 a 2010 e, de 2014 a 2017) e ainda, na Universidade La Salle (Canoas), como coordenador da Pastoral Universitária (2010 a 2014 e 2016/2017).
Foi supervisor de Pastoral na Rede de Colégios e Unidades Sociais, da Rede Marista (2017 a 2022). Participou de inúmeros grupos de trabalho relacionados à evangelização, solidariedade, espiritualidade, pastoral escolar, voluntariado, processos pedagógicos-pastorais, projeto de vida, juventudes. Desenvolveu diversos projetos de voluntariado local (Canoas, Viamão, Porto Alegre) e internacional (Moçambique, 2012). Possui interesse nas áreas de antropologia, pastoral, pastoral escolar, currículo evangelizador, ensino religioso, projeto de vida, mariologia, educação confessional católica, ecologia integral, gestão e espiritualidade, teologia pastoral e evangelização na contemporaneidade.
Luiz Carlos Selbach lança livro