Cerro Largo, 18 de junho de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 18/06/2025 17:07:29 • Meteorologia

Rio Grande do Sul segue em status Alerta Severo

Previsão é que chuvas volumosas sigam entre a tarde desta quarta-feira e sábado
Imagem: Defesa Civil do RS

Devido aos volumes expressivos de precipitação já observados e a previsão de continuidade das chuvas volumosas entre a tarde desta quarta (18) e sábado (21), o Rio Grande do Sul segue em Status Alerta e Severo

Ao longo da quarta-feira (18/6), as chuvas fortes e persistentes acompanhadas de raios atuam nas Missões, Oeste, e partes do Centro, com chuva fraca nas demais áreas nesta manhã. Alguns temporais com granizo grande afetam áreas do Oeste e Campanha. Com o lento deslocamento da frente fria ao longo do dia de hoje, haverá condição para chuva forte e persistente nas Missões, Oeste, partes do Norte, Centro, RMPOA, Vales e Serra. Os volumes variam entre 50 e 90 mm/dia, podendo atingir 120 mm/dia nas Missões, Centro, parte do Noroeste, e 100 mm/dia nos Vales, RMPOA e Serra. Nas demais regiões, os acumulados ficam abaixo de 40 mm. Nas áreas da metade Norte, os ventos variam entre 40 e 60 km/h.

Na madrugada e manhã de quinta-feira (19/6), as chuvas continuam persistentes, com moderada a forte intensidade em parte das Missões, Noroeste, Centro, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte, com acumulados entre 30 e 60 mm/dia. No Noroeste e Norte, os volumes podem atingir os 80 mm/dia. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo de 20 mm/dia. Já no Oeste, Campanha e Sul, o tempo firme volta a predominar.

Na sexta-feira (20/6), a formação de um ciclone próximo à costa gaúcha favorece o tempo instável em praticamente todo o Estado, com chuva moderada na metade leste, incluindo RMPOA, Costa Doce, Litoral Médio e Norte. Os acumulados variam entre 20 e 40 mm/dia, podendo atingir os 50 mm/dia na Costa Doce e Litoral Médio. Nas demais regiões, há condição para chuva fraca a moderada com volumes abaixo dos 30 mm/dia. Os ventos variam entre 50 e 80 km/h, em áreas da Costa Doce, Sul, Litoral Médio e Norte e parte da RMPOA, Serra, Nordeste.

A tendência é que, no sábado (21/6), haja maior variação de nebulosidade, com eventuais chuviscos na metade norte do Rio Grande do Sul e o tempo segue estável nas demais áreas.

Fonte: Defesa Civil do RS
defesa civil
alerta
aviso
risco meteorológico
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp