


A torcida o chama de "Yagol". Um apelido justo para este pivô prata-da-casa que tem faro de gol.
Yago Miranda, que atuou contra a ANBF no sacrifício, pois lesionou-se em Novo Barreiro, foi decisivo na partida que classificou o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker para a decisão da Conferência Oeste da Liga Gaúcha 3. Foi dele o gol de empate, ainda no primeiro tempo. E foi dele o gol na prorrogação, que aliviou a tensão nas lotadas arquibancadas do ginásio Roque Reinaldo Nedel.
Adversário conhecido
Mesmo com uma atmosfera favorável, às vezes as coisas não acontecem e foi isso que se viu no jogo de sábado (28/9), quando o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker foi derrotado por 3x2 pela ANBF, de Novo Barreiro, no tempo normal e teve que buscar na prorrogação sua vaga para a final da Conferência Oeste.
Agora o Leão Missioneiro está a duas partidas da tão sonhada vaga na Liga Gaúcha 2. O adversário na final já é conhecido. Trata-se do Atlético Vacaria Futsal, que eliminou o Ibira, de Ibiraiaras, com duas vitórias na semifinal. Um adversário muito forte vem aí!
Leste e Oeste
Cerro Largo e AVF fazem o primeiro jogo da final da Conferência Oeste neste sábado, 5 de outubro, em Vacaria, com o segundo jogo em Cerro Largo, dia 12.
Pela final da Conferência Leste, XV de Novembro e Pelotas jogam a primeira partida também no, 5, em Vila Maria. A volta, dia 12, será em Pelotas.
Os times que passarem farão a final do campeonato estadual da Liga Gaúcha 3 e garantirão o acesso para a Liga Gaúcha 2, em 2020.
Como foi o jogo
Mesmo com a vitória no jogo em Novo Barreiro e vantagem do empate, Cerro Largo começou a partida contra a ANBF atacando, com quarteto formado por Fabinho, Karlinski, Maikinho e Maurício. O volume de finalizações era muito bom do lado do time da casa, principalmente com o capitão Karlinski. A ANBF chegou com perigo em pelo menos duas oportunidades, uma delas em chute de longe de Natan defendido por Danilo e outra em boa roubada de bola de Axel, que acabou chutando pra fora na sequência.
Passados os primeiros cinco minutos, Natan voltou a chutar a gol, com bola com endereço certo para o ângulo, mas Danilo fez bela defesa. O técnico Lückemeyer trocou o quarteto, deixando Rafa, Bigode, Nathan e Silas e o Cerro deu sequência na pressão, mas o goleiro Jaisson, da ANBF, não deixou nenhuma bola passar. Com 16min58seg de jogo, Bruno, o "Batata", aproveitou sobra de bola dentro da área do Cerro e marcou o primeiro gol do jogo, para os visitantes.
Depois de muitas tentativas e trocas no time, Lückemeyer apostou no prata de casa Yago. Sem ter treinado durante a semana por ainda sentir lesão, o pivô "tocou o terror" na defesa da ANBF com suas rápidas arrancadas a gol e não demorou para marcar o gol de empate, aos 18min26seg, fazendo a torcida balançar as estruturas do Roque Nedel antes do encerramento do primeiro tempo.
Com o apoio de sua torcida, o Leão Missioneiro manteve o ritmo forte no segundo tempo, dando trabalho para Jaisson, que começou a segunda etapa com uma grande defesa no chute de Yago, que mandou bola em velocidade, lançado por Maikinho. Aos 2min45seg, Karlinski marcou o gol da virada, com chute forte em cobrança de falta. Apostando suas últimas fichas, a ANBF pressionou em busca do gol. Em cobrança de falta ensaiada, Vena empatou aos 8min35seg.
O empate ainda dava a vaga para o Cerro Largo, mas os donos da casa não conseguiam transformar as chances criadas em gol. Já os visitantes foram felizes em uma das oportunidades que tiveram no final da partida: em rápido contra-ataque, Japa recebeu na cara de Danilo e tirou do goleiro cerro-larguense, restando pouco mais de três minutos para o fim. A bola morreu nas redes mansamente, para tristeza da torcida e alegria da pequena e fiel comitiva de Novo Barreiro.
Restando sete segundos para o final da partida, um dos momentos mais dramáticos: a ANBF comete a sexta falta e Karlinski parte para cobrança de tiro livre. O gol significaria a eliminação da ANBF. Na cobrança, Jaisson consolidou seu nome na partida ao defender o tiro do capitão de Cerro Largo, levando a decisão para a prorrogação.
Prorrogação e tensão
Partindo para a prorrogação, o que se viu no ginásio Roque Nedel foi um jogo desenvolvido quase que exclusivamente na quadra de defesa da ANBF. Sem dar importância para a vantagem do empate, Cerro Largo pressionou a todo o momento, mas não marcou gol nos primeiros cinco minutos da prorrogação.
Na segunda etapa do tempo complementar, mais pressão, até sair o aguardado gol. Iluminado, Yago apareceu dentro da área, para desviar de cabeça para as redes um lançamento de Karlinski, com 1min27seg do segundo tempo da prorrogação.
O adversário foi para o tudo-ou-nada com Vena de goleiro-Linha.
Em vão! Com a torcida em festa, o Leão Missioneiro continuou pressionando, fazendo valer seu elenco e o preparo físico, levando o placar favorável até o apito final: 1x0 e vaga da decisão da Conferência Oeste.