


Morreu nesta terça-feira (19/08), no Hospital São Luiz Gonzaga, aos 117 anos, dona Margarida Blanco, a pessoa mais velha do mundo, como apontam as informações da Gerontology Research Group (GRG), uma organização global que mapeia idosos com mais de 110 anos.
Ilustre moradora de São Luiz Gonzaga, dona Margarida Blanco, nascida em Itaqui no dia 19 de fevereiro de 1908, estava bem perto de figurar também como a pessoa mais velha do mundo registrada no Guinness World Records - livro dos recordes mundiais, faltando apenas um documento comprobatório, documento esse que estava sendo procurado pela família e também pela Prefeitura Municipal em um cartório da região.
Mãe de oito filhos, 39 netos, 104 bisnetos e 31 tataranetos, trabalhou toda a sua vida na roça, de onde veio sua paixão por movimentar-se, não estar parada, e produzir aquilo que a terra dá.
As limitações da idade junto da artrose e problemas de audição, não foram nada perto da sua grande memória, histórias, e claro, as deliciosas receitas que carregava da longa vida.
Segundo a bisneta Nathana Kiwel, a bisa não tinha restrições alimentares, comia de vez em quando uma cabeça de porco assada com batata doce, pra relembrar os cardápios de antigamente, e lá de vez em quando um "refrizinho" fazia parte também.
Os segredos para chegar a 118 anos? Trabalhar, amar o próximo, rezar e ter fé em Deus, citava vó Margarida.
A fé movida pela reza, fazia com que seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, estivessem em sua orações diárias. A força para viver impressionava: "Tenho vontade de viver. Quando Deus quiser me levar, quero estar dormindo e não acordar mais. Já pedi isso a Ele. Enquanto puder me arrumar, me lavar, quero viver", dizia dona Margarida.
A despedida de dona Margarida acontece na Funerária São Lucas e seu sepultamento será às 16h desta quarta-feira (20/08), no cemitério municipal de São Luiz Gonzaga.
Aos familiares e amigos enlutados, nossos sentimentos de pesar.