Cerro Largo, 03 de fevereiro de 2026. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 03/02/2026 16:15:31 • Política • Cerro Largo

Parque Municipal de Exposições pode ter Plano Diretor

Iniciativa é do vereador Neivo Schmidt, que fez uma indicação ao Poder Executivo
Foto: Arquivo / Portal LH Franqui

Na sessão ordinária de segunda-feira (02/02), da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, foi feita a Indicação Nª 001/2026, que "nos termos do art. 174 do Regimento Interno, INDICAR que o Prefeito Municipal proceda a elaboração e o encaminhamento de Projeto de Lei instituindo o Plano Diretor do Parque Municipal de Exposições de Cerro Largo, estabelecendo diretrizes para uso, ocupação, preservação e expansão ordenada do espaço".

A autoria é do vereador Neivo Schmidt (Progressistas), em proposta que também foi subscrita pelos edis André Lubas (PT), Andrei Machado (Progressistas), Emir Ramme (PL) e William Barcelos (Progressistas).

A preocupação central da indicação "é preservar o Parque Municipal de Exposições para as atuais e futuras gerações, garantindo que seu crescimento ocorra de maneira planejada, equilibrada e compatível com sua finalidade pública"; uma vez que o local é um patrimônio público estratégico, destinado à realização de feiras, exposições, eventos agropecuários, culturais e comunitários, destacando-se, entre eles, a tradicional Oktoberfest Missões, uma das principais festas do município, que projeta Cerro Largo em nível estadual, fortalece o turismo, a cultura local e movimenta a economia.

O Plano Diretor do Parque Municipal de Exposições não tem por objetivo impedir o uso do espaço por entidades, associações ou instituições, mas sim estabelecer critérios claros, transparentes e objetivos, tais como:
- Definição de áreas apropriadas para edificações;
- Limitação e regramento de construções permanentes e temporárias;
- Preservação de áreas livres, de circulação e de uso coletivo;
- Organização da infraestrutura necessária à realização de eventos;
- Regras para cessão de uso, prazos e responsabilidades;
- Compatibilização das ocupações com eventos tradicionais do município.

"Planejar é preservar. O Plano Diretor do Parque Municipal de Exposições representa um freio necessário à ocupação desordenada, assegurando que decisões pontuais não comprometam a realização de eventos tradicionais, nem o futuro de um espaço que pertence a toda a comunidade de Cerro Largo", concluem os autores.

Fonte: Luis Henrique Franqui
Plano Diretor
Parque Municipal de Exposições
Parque de Exposições
Neivo Schmidt
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp