Cerro Largo, 22 de maio de 2025. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 03/08/2020 14:33:28 • Geral

Campanha Máscara Roxa chega à região das Missões

Nesta terça-feira, dia 4, ocorre o lançamento virtual da campanha
Farmácias participantes recebem um adesivo da campanha (Foto: Divulgação)

Os 26 municípios que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM), recebem nesta terça-feira (4/8), às 10h30min, o lançamento da campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica denunciarem seus agressores em farmácias.

A agenda é promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres.

O lançamento será virtual, em uma plataforma de videochamada para reuniões. Participam representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário, Legislativo e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha. Ainda foram convidados proprietários de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade. A imprensa também poderá participar e terá espaço para perguntas.

Como funciona a campanha

Lançada no dia 10 de junho no Rio Grande do Sul, a campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Ela começou com 600 farmácias, e já são mais de 1.400 unidades de seis redes envolvidas - Tchê Farmácias, Associadas, Agafarma, Vida, Preço Mais Popular e Líder Farma. Nas Missões, 14 dos 26 municípios possuem estabelecimentos participantes.

Até o momento, por meio da campanha, 15 denúncias foram recebidas em farmácias de 13 municípios gaúchos: Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Bento Gonçalves, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha, Capão do Leão e Charqueadas.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo Farmácia Amiga das Mulheres em suas vitrines e portas, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores.

Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 9.9199.3641 | [email protected]

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do coronavírus. Nos meses de março, abril e maio 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

Dos 26 municípios das Missões, 14 possuem Farmácias Amigas das Mulheres

Cerro Largo: Tchê Farmácias / Vida Farmácias / Agafarma 
São Pedro do Butiá: Vida Farmácias
Roque Gonzales: Tchê Farmácias / Vida Farmácias / Agafarma
Guarani das Missões: Agafarma
Porto Xavier: Tchê Farmácias / Vida Farmácias
São Paulo das Missões: Vida Farmácias
Caibaté: Tchê Farmácias
Eugênio de Castro: Farmácias Associadas
Bossoroca: Vida Farmácias
São Luiz Gonzaga: Farmácias Associadas
São Miguel das Missões: Farmácias Associadas / Agafarma
São Nicolau: Farmácias Associadas
Vitória das Missões: Farmácia Vida e Saúde
Santo Ângelo: Drogaria Farmanelli / Welfer & Cia / Longevita Farmácias / MB Farmácia / Farmácia Drobem

 

SERVIÇO

O quê? Lançamento virtual da campanha Máscara Roxa à região das Missões;
Quem? Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres;
Quando? 4 de agosto, terça-feira, às 10h30min;
Onde? Plataforma Zoom (se não tiver, instale o aplicativo).

Fonte: Assessoria de Imprensa
violência doméstica
violência contra mulher
sinal vermelho
máscara roxa
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp