Cerro Largo, 28 de março de 2024. Boa Tarde!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 11/10/2021 17:49:26 • Rolador

Piscicultura passa a se consolidar em Rolador

Na semana passada foram entregues 7.660 alevinos a 24 produtores do município
Crédito: Geni Kovalski/Divulgação/Emater/RS-Ascar

Nos últimos dois anos, com o incentivo à aquisição de novos alevinos e à ampliação de mercados, a Piscicultura passou a se consolidar como alternativa de renda no município de Rolador. Vinte e quatro agricultores receberam na semana passada (06/10), 7.660 alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, húngara espelho e tilápia. A entrega foi realizada em frente ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar, na presença do prefeito João Alberto Aquino Gomes e da vice-prefeita Loiara Ramos.

Os produtores reservaram a quantidade e as espécies desejadas, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar, e retiraram os peixes no dia e horário marcados. Os alevinos, de diferentes tamanhos, entregues nesta semana, são oriundos do viveiro Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, do município de Ijuí.

A Piscicultura tem se consolidado como importante fator de segurança e soberania alimentar, bem como de geração de renda no município, sendo que os açudes de Rolador são povoados com cerca de 20 mil alevinos por ano, envolvendo aproximadamente 50 agricultores, no total.

Os extensionistas da Emater Luiz Adriani e Dante Ávila observam que "várias famílias mantêm o hábito de consumir semanalmente a carne de peixe, em vistas do sabor e da qualidade nutricional". A comercialização acontece principalmente no município, com o consumidor buscando o pescado nas propriedades, fortalecendo a cadeia curta de comercialização, do produtor direto ao consumidor.

Fonte: Deise Anelise Froelich / Emater/RS-Ascar
emater
emater/rs-ascar
piscicultura
rolador
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp