Cerro Largo, 29 de abril de 2024. Bom dia!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 24/06/2022 10:15:14 • Educação

Aluna tem poema selecionado na Unifal, de Minas Gerais

Nadia Reynalte está na 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira
Nadia Fernanda Cangahuala Reynalte (Foto: Silvia Dewes)

A história de uma bailarina espanhola com Alzheimer, que reencontra-se na velhice com a sua dança através da música que mais coreografou nos palcos, o ballet Lago dos Cisnes, inspirou a estudante Nadia Fernanda Cangahuala Reynalte, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Medianeira, a escrever o poema Velha Bailarina, agora selecionado pela Unifal, de Minas Gerais, para compor o livro Lembranças, uma coletânea de versos que será lançada neste sábado (25/6), às 15h, via Youtube - Canal PET Letras Unifal.

Para assistir ao evento, basta acessar AQUI.

No total, a universidade recebeu cerca de 400 poemas de todo o Brasil e até do exterior. Para a Nádia, ter uma avaliação externa, de professores que não a conheciam, foi a prova da qualidade da sua escrita.

A professora de Literatura da estudante no La Salle Medianeira, Simone Rossetto Belusso, revisou a gramática do texto antes do envio à universidade e foi quem estimulou a jovem a mostrar a outros o seu talento.

"Não tenho intenção de ser escritora, mas quero manter a prática, que sempre me ajudou muito", revela a estudante.

Leitora voraz de obras literárias, Nadia começou a escrever poemas no 6º ano, como forma de digerir sentimentos e lidar com um desequilíbrio hormonal mais severo no início da adolescência.

"Tenho vontade de escrever quando algo me toca, seja uma música, um filme, uma notícia, um acontecimento. Logo que coloco no papel, me sinto melhor", conta.

Assim surgiu o poema Velha Bailarina, de uma história real comovente que Nadia viu na TV e precisou transformar em versos para expressar toda a humanidade presente no resgate de uma memória perdida no tempo e, que, de repente, ao som da música inesquecível, o corpo expressou em gestos.

Quer ler esse poema? Acesse a página 40 do livro Lembranças neste LINK e encante-se!

A obra também está disponível na biblioteca da Unifal para download gratuito: AQUI.

Fonte: Silvia Dewes / Assessoria de Imprensa
colégio la salle
medianeira
poema
unifal
velha bailarina
Nadia Fernanda Cangahuala Reynalte
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp