


Nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, a Cermissões deu um passo histórico para o fortalecimento da rede elétrica regional ao realizar a energização da nova rede trifásica de 27,5 km, que interliga os municípios de Roque Gonzales, Dezesseis de Novembro, Pirapó e Porto Xavier.
A rede, concluída desde o dia 10 de maio deste ano, passa agora a distribuir energia após os ajustes finais de integração com a Subestação da RGE, em Roque Gonzales. O trabalho de energização foi acompanhado pelo engenheiro eletricista Eluir Hoffmann e pelo vice-presidente da Cermissões, Diomedes Rech, junto a uma equipe técnica da RGE.
Também estiveram presentes pela equipe da Cermissões: Cristiano Sieben de Andrade, Tiago Lenz Trindade (do Posto de Atendimento de Pirapó) e Ruimar Coletto Leal (do quadro técnico da Cooperativa). Representando a empresa contratada para execução da saída de linha na Subestação da RGE, Eman Engenharia, participaram José Márcio Carvalho dos Santos e Everton dos Santos Teixeira.
O presidente da Cermissões, Diamantino Marques dos Santos, destacou que esteve trabalhando incansavelmente, junto com a direção e as equipes técnicas da Cooperativa, para viabilizar a liberação da rede. Ele lembrou que a região de Porto Xavier vinha enfrentando frequentes problemas de abastecimento e que a nova estrutura chega em um momento estratégico, já que a demanda de energia cresce neste período:
"Realizamos um grande investimento naquela região em razão do crescimento do consumo, e esse é o foco da Cermissões: melhorar constantemente a qualidade da energia fornecida aos nossos associados e clientes".
Com um investimento total superior a R$ 5,3 milhões – sendo R$ 683 mil provenientes do Programa Energia Forte no Campo, do Governo do Estado – a obra representa uma das maiores iniciativas de infraestrutura elétrica já realizadas pela cooperativa.
Ao longo da execução, diversas etapas desafiadoras foram superadas, incluindo a travessia dos cabos sobre o rio Ijuí, a instalação do posteamento em terrenos pedregosos nas proximidades da Linha Secção "D" Alta, e a utilização da nova escavadeira hidráulica adquirida pela Cermissões, que trouxe economia de recursos e agilidade na abertura de cavas em locais críticos.
A nova rede utiliza cabos 336 CAA (Cabo de Alumínio com Alma de Aço) e 4/0 CAA, com a instalação de 466 postes, garantindo robusta capacidade de carga para atender às demandas de energia das comunidades rurais e urbanas ao longo do trajeto. A rede se origina na Subestação da RGE, em Roque Gonzales, e fortalece de forma estratégica a distribuição elétrica da região Missioneira.
Com a entrada em operação da nova linha, as medições de Pirapó, Cabeceira da Palmeira e Porto Xavier foram desativadas, e desde as 10h e 30min desta sexta-feira, todos os associados desta região passaram a ser abastecidos pela nova rede.
Segundo a direção da Cermissões, o projeto representa mais segurança, qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia, beneficiando 3.956 associados, que agora poderão realizar novos investimentos em suas atividades que dependem diretamente da energia elétrica.
A cooperativa celebra a conclusão desta obra como um marco de desenvolvimento regional.