Cerro Largo, 13 de maio de 2025. Boa Noite!
[email protected] (55) 9.9982.2424
Logomarca LH Franqui
Publicado em 10/12/2022 20:12:18 • Cultura

Onde assistir aos 10 melhores filmes de todos os tempos

Filmes foram eleitos por 1.600 críticos para a revista Sight & Sound
Fotos: Reprodução

Na semana passada, a revista britânica Sight & Sound publicou sua lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, lançada uma vez a cada 10 anos desde 1952, e como de costume, o Top 10 recebeu muita atenção. Com clássicos conhecidos como 2001: Uma Odisseia no Espaço e Cidadão Kane, e favoritos de cinéfilos como Era Uma Vez em Tóquio, ela é uma ótima porta de entrada para assistir a grandes obras do cinema.

Infelizmente, nem todos os filmes do Top 10 estão disponíveis no Brasil, incluindo o mais importante.

Entretanto, a grande maioria está nos catálogos de alguns serviços de streamings, e há até clássicos de graça.

10. Cantando na Chuva (Stanley Donen e Gene Kelly, 1951)
O clássico musical estrelado por Gene Kelly e Jean Hagen examina o momento de transição do cinema mudo para falado em Hollywood, e até hoje é um dos filmes que melhor entende o deslumbramento do som e da música.

Você pode assisti-lo no HBO Max.

9. Um Homem com uma Câmera (Dziga Vertov, 1929)
O mais antigo dos filmes no Top 10 da Sight & Sound é o clássico soviético de Dziga Vertov que, contando com uma abordagem documental, retrata o cotidiano de pessoas da União Soviética no começo do século 20.

Você pode assisti-lo no Belas Artes à La Carte e gratuitamente no YouTube.

8. Cidade dos Sonhos (David Lynch, 2001)
Considerado por muitos como a obra-prima de David Lynch e sempre presente nas discussões de melhor filme do século, este mosaico de diversos personagens traz a assinatura clássica de um dos grandes cineastas vivos, algo que trafega entre sonhos e realidades.

Você pode assisti-lo alugando ou comprando no Google Play e Apple TV.

7. Bom Trabalho (Claire Denis, 1999)
Claire Denis é uma das grandes cineastas da história da França, e com Bom Trabalho ela faz um emocionante drama LGBT com soldados da Legião Francesa, usando as imagens e sons para comunicar emoções, contando com excelentes atuações.

Bom Trabalho infelizmente não está disponível legalmente no Brasil.

6. 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, 1968)
Talvez o mais popular filme no Top 10, e o #1 da lista dos diretores da Sight & Sound, esta totêmica obra de Stanley Kubrick caminha com uma perspectiva evolucionista para abordar ficção-científica de maneira genial. A.I., alienígenas, exploração espacial, tudo.

Você pode assisti-lo alugando ou comprando no YouTube, Amazon, Google Play ou Apple TV.

5. Amor à Flor da Pele (Wong Kar-Wai, 2001)
Wong Kar-Wai entende de estilo, e com Amor à Flor da Pele, ele constrói um dos mais intensos e eróticos romances da história do cinema através de um relacionamento nunca consumado. Tony Leung e Maggie Cheung trocam olhares que vão até a alma.

Você pode assisti-lo no MUBI.

4. Era Uma Vez em Tóquio (Ozu Yasujiro, 1953)
Possivelmente o maior clássico do cinema japonês, e dirigido por um dos maiores cineastas da história, Ozu Yasujiro, esse filme examina conflitos de gerações de maneira profundamente humana. Era Uma Vez em Tóquio é emocionante reflexo sobre relações de pais e filhos, morte e mais.

Você pode assisti-lo no Belas Artes à La Carte.

3. Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)
Considerado o maior filme norte-americano de todos os tempos. Presciente sobre imprensa, política, fake news e muito mais. Além de tudo, Cidadão Kane de Orson Welles é uma história sobre ganância e a necessidade de firmar uma identidade para si.

Você pode assisti-lo no HBO Max e no Belas Artes à La Carte.

2. Um Corpo Que Cai (Alfred Hitchcock, 1958)
O vencedor da lista em 2012! Um suspense revolucionário no qual o diretor examina sua própria obsessão com a figura da loira em uma história cheia de reviravoltas. Um Corpo Que Cai não envelhece, e até hoje nos prende através da direção do grande Alfred Hitchcock.

Você pode assisti-lo alugando ou comprando no Apple TV, Google Play ou YouTube.

1. Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxel (Chantal Akerman, 1975)
Também conhecido como simplesmente Jeanne Dielman, o clássico da diretora belga Chantal Akerman fez história ao se tornar o primeiro filme dirigido por uma mulher a ficar em primeiro lugar da lista. Sua dramática história sobre uma mãe e profissional do sexo é longa, intensa e impactante.

Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxel está disponível no Filmicca.

Fonte: Guilherme Jacobs / Chippu
filmes
clássicos
melhores
todos os tempos
Sight & Sound
CONTINUE LENDO
Receba nossas notícias pelo WhatsApp