

Uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica segue definindo as condições do tempo no Rio Grande do Sul nesta primeira segunda-feira (5/1) de 2026. O sol predomina no estado com amplos períodos de céu claro. Nuvens esparsas aparecem mais na faixa Leste.
O tempo aberto, o perfil vertical seco da atmosfera e o vento calmo voltam a favorecer resfriamento noturno e esta segunda-feira amanhece fria a muito fria para janeiro na maior parte das cidades gaúchas. Deve, inclusive, gear pelo segundo dia em áreas dos Aparados da Serra, sobretudo em São José dos Ausentes. A tarde torna a ser agradável.
Rio Grande do Sul teve amanhecer atipicamente frio para a época do ano, no domingo, com cara de outono em pleno começo de janeiro e no auge do verão. Levantamento da MetSul mostra que a temperatura desceu a 2ºC nos Campos de Cima da Serra com geada e quase 70 cidades que possuem estações registraram mínimas de um dígito (abaixo de 10ºC), o que não é nada comum em janeiro.
Na Grande Porto Alegre, o amanhecer não foi tão frio como no interior, mas as mínimas foram baixas janeiro. Os termômetros indicaram 10,8ºC em Gravataí; 11,5ºC em Viamão; 11,6ºC em Eldorado do Sul; 12,7ºC em Campo Bom; 13,5ºC em Cachoeirinha; 15,3ºC em São Leopoldo; e 15,9ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).
As baixas temperaturas são consequência de forte massa de ar frio que chegou ao estado no sábado com rajadas de vento de até 80 km/h e ressaca do mar na costa.
Em Cerro Largo, a temperatura mínima será de 11°C e a máxima de 25°C.