


Contar a história da Nike em um filme semi biográfico, de quase duas horas, parecia ser um desafio e tanto de bilheteria para a nova empreitada de Ben Affleck. Eram muitas as possibilidades de se ter um péssimo resultado: um conteúdo maçante, tema nichado, linguagem difícil e, claro, plausíveis chances de tudo virar uma grande "publi" adaptada para o cinema. A boa notícia é que Air: A História por trás do Logo subverteu as expectativas.
O filme, que conta com elenco composto por Matt Damon, Viola Davis, Jason Bateman e Chris Tucker, conseguiu unir a divulgação da marca a uma história emocionante de conquista e reconhecimento. É uma grande mistura de tudo dentro do mundo corporativo: dia a dia no trabalho, ideias criativas, cultura organizacional, falhas na trajetória, inspiração e marcos históricos da Nike ao longo dos anos. E claro: tudo isso caminhando em conjunto da trajetória do início da carreira do icônico Michael Jordan, considerado por muitos como o maior jogador de basquete de todos os tempos.
A aposta de Ben Affleck (e da própria Nike) foi bem assertiva. De 2018 a 2019, a linha Air Jordan faturou US$ 3,14 bilhões e, apesar do preço, segue como uma das favoritas entre os jogadores de basquete e a comunidade rapper e de hip hop. O filme explora o começo dessa parceria — a primeira que levou à participação de um jogador nas vendas da uma marca de calçados.
Para além da história de Michael Jordan, Air: A História por trás do Logo aborda a trajetória de Sonny Vaccaro (Matt Damon), o funcionário da Nike que criou a linha Air Jordan e investiu no jogador muito antes de toda a fama dentro do basquete.
O ponto alto é o esforço do personagem dentro de uma companhia que, futuramente, se tornou legendária. No início da década de 1980, a Nike nada mais era do que uma marca de tênis de corrida. E estava bem abaixo das demais concorrentes, Adidas e Converse. O foco do filme aborda a valorização da cultura da Nike (e porque ela gerou tanto sucesso). Os valores da marca, seus objetivos e o modelo de trabalho são tão protagonistas quanto os próprios personagens — e estão dispostos ao longo do filme.
Rumo à trajetória do funcionário que tem uma grande epifania, o longa-metragem mostra — com toda a ambientação dos anos 1980 — o esforço de Sonny para convencer a companhia de que a próxima estrela do basquete seria Michael Jordan. E sua paixão já naquela época pelo jogador e sua família, quase como uma visão do futuro brilhante de Jordan nos anos seguintes.
A dedicação e o esforço, somado à própria história de Jordan, emociona: são trajetórias de crescimento e, mesmo que o público já conheça o final da história, há um clima de tensão constante.
Agora a ótima notícia! Air: A História por trás do Logo acaba de ficar disponível no Amazon Prime Video.
Prepare a pipoca e divirta-se!