

Calor, suor, praia, mar, piscina? Essa é a combinação perfeita para aumentarmos a frequência de lavagem do cabelo no verão. Mas será que quanto mais se lava, mais os fios caem?
Segundo Luciana Passoni, médica referência em ciências capilares e CEO da Passoni Clinic, não é verdade que lavar o cabelo com mais frequência cause mais queda.
Ela explica que é natural perdermos mais fio no verão. E, como nessa época lavamos mais o cabelo, provavelmente as pessoas começaram a associar uma coisa a outra. "Mas é mito que a queda capilar aconteça devido à maior quantidade de lavagens", reforça Passoni.
A dermatologista e tricologista Camila Gavioli explica que aqueles fios que vemos descer pelo ralo já estavam prontos para irem embora, e não foram influenciados pelo momento da lavagem.
"Eles já completaram seu ciclo de vida e se desprenderiam naturalmente. A falta de higiene, sim, pode ser prejudicial, pois o acúmulo de sujeira e oleosidade favorece a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. Esse é um quadro inflamatório que pode intensificar a queda capilar", diz.
Segundo Passoni, a maior quantidade de queda que percebemos acontece porque no calor há uma inflamação maior dos folículos devido ao excesso de exposição à radiação solar. "Somado ao suor excessivo, ao cloro, ao mar e à areia, os fios acabam sendo danificados", explica.
O desafio é entender quando essa queda sai do controle. "Consideramos excesso quando a pessoa perde mais de 100 fios por dia. A orientação é observar o padrão habitual do cabelo que fica no ralo ou na escova. Se notar que o volume aumentou, é o momento de procurar um especialista", diz Gavioli. Os motivos dessa queda podem ser diversos.
Lavar o cabelo todos os dias não traz risco algum, mas, durante o verão, para evitar o ressecamento, é importante adotar alguns cuidados extras.
"Antes de entrar no banho, aplique um creme condicionador ou uma máscara ao longo do comprimento e nas pontas. Isso cria uma barreira de proteção para que, durante a lavagem, o xampu não resseque a parte mais frágil do fio", orienta Gavioli. Vale lembrar que o xampu deve ser usado apenas na raiz.
A especialista também recomenda alternar os xampus, entre um de limpeza profunda e outro hidratante, para manter os fios saudáveis, além de seguir um cronograma de hidratação intensivo, com umectação e máscaras.
No dia a dia, a atenção também deve estar na forma de manusear o cabelo. "Evite deixar o couro cabeludo abafado quando estiver suado. Após a lavagem, espere secar antes de prender. O mesmo vale para os cabelos molhados depois do mar ou da piscina", diz Passoni.