


Um profissional qualificado, campeão dentro e fora das quadras.
Assim pode ser definida a trajetória de Jeferson Jarbas Machado Beccon, que na manhã desta quinta-feira (5/12), foi anunciado como técnico do Cerro Largo Futsal/Lojas Becker para a temporada 2020, quando o Leão Missioneiro disputará pela primeira vez a Liga Gaúcha 2, equivalente à antiga Série Prata.
E quando o assunto é Série Prata, Beccon é o nome!
Apelidado pelo extinto Blog do Franqui de "Rei da Prata", Beccon tem a incrível marca de cinco títulos estaduais num intervalo de apenas 10 anos (2001/2010), com seis finais disputadas no período.
FIM DO NAMORO
Na quarta-feira, dia 4, o Leão Missioneiro completou cinco anos de fundação.
Com exceção da primeira temporada, onde o clube optou por disputar competições de nível regional, em todo começo de temporada o nome de Beccon era cogitado para o comando técnico.
Após ficar cerca de quatro anos sem atuar profissionalmente no futsal, em junho do ano passado ele acertou com a Associação Entre-Ijuís Futsal, que disputava a Liga Gaúcha 3, surgindo a possibilidade do profissional, enfim, atuar algum dia em Cerro Largo.
Pois hoje o "namoro" terminou e, a partir do ano que vem, o compromisso é fazer uma grande campanha na Liga Gaúcha 2.
GOLEIRO MULTICAMPEÃO
Como jogador, Jeferson Beccon atuou como goleiro.
E fez parte do timaço da SER Itaqui, que na década de 90 chegou a três finais consecutivas da Série Ouro.
Em 1991, a equipe da fronteira faturou o título da Série Ouro em Caxias do Sul, num quadrangular que também contava com a Enxuta (Caxias do Sul), uma das melhores equipes de futsal do planeta na época; a Lagoense/Volpato (Lagoa Vermelha) e a Perdigão/Metasa (Marau).
No elenco itaquiense, nomes como Choco, Serginho, Henrique, PC, Pazzetto, Paulo Boff, entre outros. A equipe ainda seria vice-campeã estadual em 1992 e 1993.
Em 1996, Beccon chegou a treinar no Aurora/Vermelhinho, equipe que não chegou a disputar partidas oficiais naquele ano, após ser extinta no "Jogo da Surpresa", diante da ACBF, ainda na pré-temporada.
No mesmo ano, o goleiro foi jogar no América, em Tapera, onde sagrou-se campeão da Série Prata ao lado de outros nomes bem conhecidos da torcida cerro-larguense, o pivô Guti e o ala Izidoro.
Em 1998, Jeferson Beccon mudou-se para São Luiz Gonzaga, onde ajudou a fundar a Associação Grande São Luiz de Clubes (AGSL).
Como goleiro, foi vice-campeão da Série Bronze em 1999, ano em que o clube são-luizense eliminou nas semifinais a equipe Gráfica Lenz/Chico Bebidas, de Cerro Largo.
Após uma operação no joelho, no final de 1999, o goleiro encerrou sua carreira profissional.
DE DIRETOR A TÉCNICO
Em 2001, a AGSL estava disputando a Série Prata e Beccon era o diretor de Futsal.
No meio da competição, com o time não rendendo o esperado e com poucas chances de classificação, a direção resolveu mudar o comando técnico. Saiu o saudoso Moacyr Godói e Beccon assumiu como técnico interino.
O acordo era que Beccon acumularia as funções de diretor de Futsal e técnico e, caso a equipe conseguisse se classificar, a direção teria tempo de contratar um outro profissional.
A AGSL se classificou e a direção do clube decidiu efetivar Beccon como técnico, com Pity Werle assumindo a direção de Futsal.
A AGSL foi avançando no estadual e, derrotando a AGS (Sananduva) nas finais, conquistou o primeiro título estadual de sua história, na Série Prata.
Em 2002, comandando a AABB, de Santo Ângelo, Beccon conquistou o vice-campeonato da Série Bronze, perdendo as finais para a SER AABC (Três Coroas).
Em 2004 Beccon foi campeão de novo, desta vez na Série Bronze, pelo Uruguai (Porto Xavier), que na decisão superou a AFF (Farroupilha).
Na Série Prata de 2005, Beccon foi contratado pelo time de Farroupilha para as fases finais da competição, onde conquistaria o título diante da SER AABC, em Três Coroas.
Em 2009, Beccon sagrou-se bicampeão da Série Prata pela AGSL, derrotando o Guarany (Espumoso) nas finais.
E em 2010, o terceiro título da Prata pela AGSL (que decidiu não subir para a Série Ouro naquele ano). A conquista veio em Tapera, após vencer o América por 2x1, diante de um ginásio completamente lotado.
O técnico já recebeu convites para treinar equipes da Série Ouro e da Liga Futsal, mas devido aos seus empreendimentos profissionais, sempre preferiu ficar em São Luiz Gonzaga.
Quatro títulos pela Série Prata e um pela Série Bronze: este é Jeferson Beccon, o "Rei da Prata".